O clima organizacional determina o caminho da sua empresa. Se o seu colaborador não está bem internamente, tenha certeza: isso irá refletir no cliente final.

Diante disso, vamos responder algumas perguntas comuns sobre o tema, confira!

Clima Organizacional

clima organizacional

Qualquer empresa pode fazer uma pesquisa de clima?

Sim, não importa se você tem 5 ou 1000 colaboradores.

Como desenvolver uma pesquisa de clima?

Primeiramente, é importante entender o propósito da pesquisa, se esta é para levantar uma informação pontual, de um determinado time, ou se será para coletar um apanhado de informações que envolvem a organização com um todo.

Definido isso, as perguntas devem ser desenvolvidas com base no que a sua empresa tem interesse em saber.

Por exemplo, se a sua empresa tem uma campanha comercial que estimula o colaborador a bater suas metas através de prêmios recompensados em viagens, uma pergunta que deve conter é: para qual cidade do Brasil você gostaria de viajar? (prêmio estabelecido, orçamento financeiro provisionado, colaborador com propósito e destino assertivo).

A pesquisa de Clima Organizacional é sigilosa?

Sim! Muitas respostas, opiniões e até sugestões irão aparecer em uma pesquisa de clima, que pode ou não agradar aos gestores, gerentes, coordenadores, diretores ou qualquer pessoa envolvida diretamente no processo. Mas como o objetivo não é agradar ninguém e sim ajustar ou potencializar processos, a validação das informações deve ser feita por um profissional imparcial, que também deverá definir qual caminho seguir com as informações captadas na pesquisa.

O seu colaborador precisa ter certeza de que as informações serão sigilosas para se sentir confortável, sabendo que a resposta não irá acarretar advertências ou demissões.

Como aplico a pesquisa de Clima?

É muito importante que o departamento de comunicação da empresa informe a todos os colaboradores ou aos times destinados sobre a importância de responderem o questionário.

O processo de organização de quem vai monitorar o número de respostas recebidas deve ser definido internamente, assim como o prazo. Falando em prazo, o ideal é que a pesquisa fique disponível por 30 dias e que seja feita uma campanha interna, promovendo e incentivando os colaborares a participar dessa ação. Claro, esse prazo é uma sugestão para empresas que não possuem uma solução que esteja disponível 365 dias do ano para este fim.

Quer saber como tomar decisões de forma rápida e assertiva por meio de Analytics completos, prontos para a gestão, com informações úteis e insights relevantes? Conheça aqui o MOODS, uma nova abordagem de gestão do clima organizacional.

Suporte especializado

A Forbiz Business Software possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa com dúvidas sobre o tema: Clima Organizacional.

Acione nosso time através do WhatsApp para que possamos te apoiar.

Forbiz | Conectando pessoas, automatizando processos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *