rh estrategico

Alguns processos dentro de uma empresa, mesmo que muito pequena, precisam existir, como o controle da jornada de trabalho do colaborador. Muito se fala em RH estratégico, mas afinal, como tornar o meu RH estratégico com tantas questões operacionais para serem realizadas ou controladas?

Processos bem definidos e automatização são o primeiro passo.

Uma estratégia bem definida requer tempo, levantamentos, dados, números e cabeças pensantes para que problemas possam ser resolvidos de forma rápida. O fato é que se você precisa gastar horas ou até mesmo semanas para fechar o ponto dos seus colaboradores, por exemplo, jamais terá essa possibilidade de forma efetiva.

Com isso, surgem tecnologias que espantam os mais conservadores ou até mesmo aqueles avessos às mudanças. É muito importante entender que alguns processos não precisam mais ser realizados de forma manual.

Hoje vamos falar sobre automatização da gestão do ponto, como aliado ao RH estratégico. Em maio de 2019, realizamos uma pesquisa com 65 profissionais da área de RH.

Na pergunta “Quanto tempo seu departamento leva para fazer o fechamento do ponto de todos os colaboradores da empresa”? obtivemos o seguinte resultado:

  • 49,2% responderam que levam em média 8 horas;
  • 23,1% dos entrevistados demoram 16 horas;
  • 27,7% levam em média mais de 16 horas.

E por que não nos impressionamos com esses dados?

Porque essa é a realidade de diversas empresas no Brasil que infelizmente se limitam ou de fato não sabem que já existem tecnologias que reduzem o tempo deste processo em minutos.

Vale ressaltar que essa rotina quando não automatizada é realizada de forma manual, através das famosas planilhas e o acúmulo de centenas de documentos. Nem precisamos comentar aqui sobre os riscos que uma empresa corre ao realizar essa rotina desta maneira.

RH estratégico

Ter uma solução que atende as suas necessidades, mas que também só te trás dor de cabeça porque geralmente trava ou os dados nunca batem ao final do fechamento, também cabe uma análise. Por isso a importância de investir em uma solução especializada no assunto.

A automatização desta rotina mensal pode proporcionar uma redução de aproximadamente 40% das solicitações no período de fechamento do ponto e de cerca de 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento. Assim, consegue-se aumentar em até 60% a produtividade no controle da jornada de trabalho, reduzindo de forma significativa o custo desse processo nas empresas.

rh estrategico

A descentralização das atividades da área de Recursos Humanos é uma tendência que a cada dia ganha mais força. Esse movimento, que transfere algumas funções do RH aos líderes imediatos e até aos colaboradores, contribui para que os profissionais de gestão de pessoas ganhem tempo para planejar e desenvolver ações estratégicas, objetivando vantagem competitiva e eficiência organizacional.

E para que você não tenha dúvida sobre qual Software escolher, destacamos aqui a Senior Sistemas, nosso maior parceiro de negócios, especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso. A Senior foi reconhecida como a Melhor Folha de Pagamento do Brasil pelo Prêmio BR Week duas vezes consecutivas, em 2015 e 2016. A empresa também se destaca entre as 5 melhores empresas no Top of Mind de RH por 15 vezes.

Suporte especializado

A Forbiz Business Software possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa com dúvidas sobre o tema: Gestão do Ponto.

Acione nosso time através do WhatsApp para que possamos te apoiar.

Forbiz | Conectando pessoas, automatizando processos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *