Você já ouviu aquela frase “quem tem informação tem poder”, certo? E, no mundo dos negócios, ela é mais do que verdadeira. Para garantir tomadas de decisões assertivas, mais do que nunca os gestores precisam de informações certas e no momento certo.

Pensando no fluxo de trabalho de muitas empresas, normalmente nos deparamos com diferentes departamentos trabalhando com softwares de fabricantes distintos. Essa polarização de ferramentas dificulta o controle de dados, acesso a números de crescimento e até questões fiscais pela falta de comunicação entre os sistemas. Seria muito mais fácil e inteligente se todas essas informações estivessem concentradas em um mesmo lugar, não acha? Com um ERP, isso é possível.

A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa, feito por meio de um software. O objetivo desse sistema é auxiliar no gerenciamento empresarial, oferecendo um conjunto de soluções que integra todos os setores de uma empresa, como compliance, finanças, manufatura, suprimentos, qualidade, vendas e serviços em um só lugar.

Um bom exemplo de ERP é a solução da Senior Sistemas, nosso maior parceiro de negócios, que oferece um sistema de gestão empresarial ERP desenvolvido para potencializar a administração da sua empresa, diminuindo processos e gerando resultados precisos e reais de forma prática, automatizada e simplificada.

Se sua empresa pensa em aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de processos e garantir o acesso rápido e seguro a informações voltadas para tomada de decisão, um ERP robusto tem tudo para ajudar.

A importância do ERP nas empresas

importancia do erp

A integração talvez seja o aspecto mais importante de uma plataforma ERP, já que mantém todos os documentos e informações da empresa em um só lugar, eliminando cópias impressas e também duplicação de informações.

Isso gera uma grande economia de tempo para sua empresa. Pense no aumento da produtividade para sua equipe que perde horas e mais horas preenchendo planilhas manualmente ou realizando tarefas burocráticas que, com um ERP, ficam organizadas e automatizadas!

Mas, esse não é apenas o único benefício que o sistema pode trazer para as organizações. Um ERP é importante nas empresas porque:

Facilita a tomada de decisão

A partir do momento que um gestor precisar ter uma visão global sobre o desempenho da empresa e para tomadas de decisões, basta recorrer ao banco de dados único e integrado do ERP para encontrar a resposta em tempo real.

Com a integração do sistema ERP, que oferece uma ampla inteligência comercial para o negócio, é possível elevar uma empresa para o próximo nível por meio de decisões assertivas.

A criação de estratégias para a empresa também passa a ser mais inteligente. A administração do fluxo de caixa de sua empresa, por exemplo, terá informações precisas, permitindo aos gestores planejar investimentos e projetar movimentações futuras com maior agilidade.

Melhora a gestão de custos

A importância do ERP para empresas tem impacto direto no time de vendas, facilitando o gerenciamento completo de custos e vendas, acompanhando indicadores e relatórios para tomar decisões precisas e ágeis.

Inclusive, é possível verificar projeções de vendas por meio do histórico da empresa, ajudando no planejamento de estratégias de negócios e vendas. Um ERP também pode ser integrado a plataformas de automação de vendas, e-commerce, CRM e mais.

Reduz custos de compliance

Outro destaque em relação à importância de um ERP nas empresas refere-se à redução de custos na gestão de compliance. Sua empresa precisa fazer fechamento contábil e fiscal de forma rápida e segura, com informações confiáveis e integradas.

Um ERP vai ajudar neste processo de geração da ECD e ECF (e-Lalur) de maneira totalmente automatizada a partir da contabilidade em uma única base, sem depender de softwares externos.

É flexível e personalizado

Um ERP não é um software rígido. Um dos pontos importantes do sistema é sua personalização, tudo de acordo com as necessidades das organizações. Uma empresa de logística terá peculiaridades diferentes do que um hospital. Cada empresa tem seu nível de complexidade e o ERP deve se ajustar a todas elas.

As informações armazenadas também ficam em segurança, algo fundamental para as empresas. Dentro de um ERP é possível gerenciar as informações e o controle de dados que cada funcionário da empresa pode acessar. Isso sem contar na melhora do controle de inventário, na padronização de processos, na redução de riscos, na melhora do gerenciamento de recursos e muito mais.

Esses benefícios levam a uma maior produtividade, operações mais eficientes e erros reduzidos, três ações que impactam diretamente no crescimento e desenvolvimento de sua empresa.

Suporte especializado

A Forbiz Business Software possui uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa com dúvidas sobre o tema ERP.

Entre em contato com nosso time através do WhatsApp para que possamos te apoiar.

Forbiz | Conectando pessoas, automatizando processos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *