Agilidade, produtividade, escalabilidade… todas as empresas estão de olho nisso, certo?

Não é à toa que 40% das equipes de infraestrutura e operações utilizarão, até 2023, automatização combinada com inteligência artificial justamente para atingir esses objetivos, de acordo com um relatório recente do Gartner.

Cada vez mais organizações, líderes e colaboradores estão percebendo a automatização como algo importante e vantajoso para a realização das suas tarefas e para a eficiência do negócio como um todo.

Uma pesquisa realizada pela KRC Research com cerca de 400 profissionais, entre líderes empresariais e colaboradores, revelou que 74% dos respondentes acreditam que pelo menos alguma parte do seu trabalho poderia ser automatizada.

A grande maioria (90%) vê vantagens na automatização de tarefas, considerando que isso pode contribuir imensamente para a redução de erros, para o aumento de velocidade e para a melhoria da qualidade.

A otimização do tempo também teve peso nas respostas. Apesar de 53% dos colaboradores acreditarem que poderiam economizar até duas horas por dia com a automatização, o grande impacto foi sentido em relação ao trabalho dos líderes: quase 80% disseram que poderiam economizar até três horas diárias!

Ou seja, a automatização os ajudaria a ter 360 horas por ano a mais para focar em aspectos mais estratégicos do negócio!

 

Mas, afinal, o que é a automatização?

A automatização pode ser definida como a utilização de tecnologia avançada para tornar automáticos processos complexos do negócio.

Nesse contexto estão incluídas tanto atividades relacionadas à análise de dados, por exemplo, que se tornam muito mais aprofundadas e assertivas; quanto atividades repetitivas e rotineiras, que muitas vezes não são “do agrado” de quem as executa, justamente pelo caráter mecânico e operacional que elas têm, resultando em tédio e insatisfação por parte dos colaboradores.

Então, por que não dar ao homem o que ele sentirá satisfação em fazer e deixar com as máquinas o que elas fazem melhor?

 

Está em dúvida se deve investir em automatização?

Se você está tentando entender se é importante para a sua empresa investir em automatização, considere os seguintes pontos:

  • Escalabilidade: a automatização permite que a sua empresa tenha mais capacidade para crescer, para se reinventar e para se adaptar com mais facilidade às mudanças de mercado.

 

  • Redução de erros: tarefas que devem ser realizadas com precisão são feitas com uma qualidade muito superior e em um ritmo muito mais acelerado quando são automatizadas.

 

  • Processamento de dados: softwares de automatização são capazes de processar e analisar grandes quantidades de dados muito mais rapidamente e assertivamente do que seria possível manualmente.

 

  • Melhoria de qualidade: processos automatizados se tornam padronizados, o que garante o mesmo nível de qualidade de um produto e/ou o mesmo nível de experiência do consumidor. Isso dá à empresa mais facilidade para controlar o seu padrão de qualidade estipulado.

 

  • Otimização do tempo: conforme falamos no início, a automatização de tarefas manuais pode proporcionar de duas a três horas a mais por dia na agenda de colaboradores e líderes, liberando-os para assuntos e afazeres mais estratégicos, que realmente agreguem valor ao negócio.

 

  • Aumento de produtividade: somado à economia do tempo, citada no item anterior, está o fato de que a maioria das tarefas passíveis à automatização são repetitivas e rotineiras, e além de estarem sujeitas a erros humanos, são motivo de insatisfação para os profissionais que as executam. Ao tirar tais atividades deles, a produtividade em relação a essas tarefas aumenta, pois passam a ser realizadas com mais eficiência; e a produtividade dos colaboradores aumenta, porque eles irão se sentir mais engajados e satisfeitos com o que fazem.

 

  • Redução de custos: por otimizar o tempo, aumentar a qualidade e reduzir os erros, a automatização acaba, consequentemente, reduzindo os custos necessários para a execução de tais atividades.

 

Veja alguns exemplos de como a automatização de processos pode ser aplicada:

Existem inúmeras oportunidades de automatização dentro das organizações, e todas são capazes de potencializar seu crescimento. Porém, pela própria dinâmica de funcionamento do negócio, muitas vezes os gestores estão presos a uma rotina de falta de tempo, e não conseguem se atentar a elas.

Por isso, vamos citar aqui as principais oportunidades de automatização que as empresas deveriam considerar:

  • Gestão empresarial: a automatização aplicada à gestão empresarial permite que todas as informações sejam integradas em um único sistema. Com isso, é possível identificar gargalos, reduzir e otimizar processos, além de ter embasamento para tomadas de decisões rápidas e precisas.

 

  • Gestão de pessoas: todo mundo sabe que as pessoas são o ativo mais importante de uma organização e que a sua gestão é a base e a causa do sucesso! o RH é um setor que se beneficia de forma especial da automatização, devido à imensa quantidade de dados para análise e tratativa, além, é claro, das inúmeras tarefas envolvendo legislações e encargos trabalhistas. Ao automatizar esses processos, os profissionais da área têm mais tempo para focar no que realmente importa: a gestão estratégica do capital humano e o desenvolvimento dos talentos.

 

  • Gestão de relacionamento com o cliente: a empresa deve ter seu foco voltado ao cliente e suas necessidades – e não só o departamento de vendas, mas todos os setores. Nesse contexto, a aplicação da automatização permite que todas as áreas da empresa sejam integradas ao ciclo de vida dos consumidores. Isso fortalece o relacionamento com o cliente e garante a entrada de novos negócios, já que é possível fazer o acompanhamento diário de novas oportunidades de vendas, metas, indicadores, assertividade e muito mais!

 

  • Gestão de processos: implementando uma gestão de processos automatizada, a empresa não só substitui planilhas e papéis pela digitalização, com também traz mais transparência e velocidade para o dia a dia, com desburocratização, garantia de atendimento ao compliance, excelência na gestão de tarefas e maior competitividade no mercado!

 

  • Gestão de transportes: com a automatização, a gestão de transportes é otimizada. Com isso, fica mais fácil visualizar as rotinas e planejar as entregas, reduzindo custos, aumentando a eficiência e elevando os resultados.

 

  • Gestão de controle de estoque e armazenagem: ao automatizar as operações da gestão do controle de estoque e armazenagem, a empresa tem mais controle sobre toda a sua logística, desde o recebimento até a expedição, tomando decisões mais inteligentes, com a ajuda da tecnologia, sobre as melhores posições para as mercadorias, distribuição de tarefas e recursos, entre outros.

 

Pontos de atenção ao adotar a automatização

Se você está convencido de que a automatização pode trazer melhorias à performance e aos resultados da sua empresa, antes de implementá-la, você precisa prestar atenção em um ponto fundamental: a sua equipe! Portanto:

  • Envolva sua equipe: ao decidir adotar a automatização, envolva todos os seus colaboradores. Eles podem ter ótimos insights sobre o que pode ser automatizado, que talvez você não tenha nem pensado. Além disso, é importante que entendam que, na maioria dos casos, a automatização vem para somar, para melhorar a performance deles, e não para tomar seu lugar.

 

  • Capacite e prepare a sua equipe: mantenha seus colaboradores em constante aprendizado para que desenvolvam as habilidades necessárias para este novo cenário. É importante que entendam o movimento não como uma disputa de homem versus máquina, mas como uma soma de forças, uma forma colaborativa de atingir o máximo potencial individual e organizacional.

 

A automatização é fundamental nos dias de hoje, pois as empresas precisam melhorar constante e agilmente a sua forma de operar, a fim de elevar sua produtividade, garantir sua escalabilidade e ser capaz de se reinventar para permanecer sempre relevante para quem mais importa: seu cliente!

Se você tem alguma dúvida sobre como a automatização poderia impactar a performance da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo:

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796