Para proteger seu patrimônio e, principalmente, seus colaboradores, uma empresa deve investir em segurança.
Um ambiente seguro é aquele que controla a entrada e a saída de pessoas, veículos e materiais da sua área de abrangência.
Isso se chama controle de acesso. Você pode saber mais sobre o que é isso, como funciona, quais são os principais tipos e benefícios, lendo este texto.
Existem diversas maneiras de se controlar o acesso nas empresas, inclusive o tradicional “cara-crachá”.
Mas, se você se importa com a experiência dos seus colaboradores e das pessoas que visitam a sua empresa, e se você gostaria que esse processo fosse ágil e econômico… Você precisa conhecer as soluções que as novas tecnologias têm a oferecer:
Conteúdo da página
Credenciais virtuais
Quando você sai de casa e esquece o celular… quanto tempo você demora para perceber? Alguns segundos? Ou quem sabe alguns minutos?
E qual é a probabilidade de você voltar para buscá-lo? Imensa, não é?
Agora, e se você esquecesse o crachá da empresa… será que você lembraria dele em algum momento antes de estar na frente da catraca?
Você voltaria para casa para pegá-lo?
Provavelmente, a resposta para as últimas duas perguntas seja: “bem dificilmente” …
Esse é um dos grandes motivos que está levando as organizações a investirem cada vez mais em controle de acesso por credencial virtual.
Para que o acesso seja validado por meio de credencial virtual, o smartphone precisa ser utilizado. Dessa forma, é possível atender aos três fatores da autenticação:
- O reconhecimento de algo que você tem (o smartphone);
- O reconhecimento de algo que você sabe (um número de identificação pessoal, por exemplo);
- O reconhecimento de algo que você é (biometria).
Além dessas, as credenciais virtuais também têm outras vantagens, como tornar muito mais ágil e fácil o acesso de colaboradores autorizados.
E, ainda, é possível deixar o ambiente visualmente livre de “barreiras de retenção”. Ou seja, sem catracas, sem portas fechadas… Mas, no caso de o sistema identificar a aproximação de alguém que não possui autorização de entrada, ele gera o bloqueio fechando o acesso físico ou acionando a Central de Monitoramento.
A melhor parte é que a solução das credenciais virtuais é compatível com praticamente qualquer bloqueador físico e requer baixo investimento em hardware ou infraestrutura.
Além disso, a empresa economiza com a confecção e reposição de crachás, cartões e outros tipos de identificação que costumam ser necessários.
As credenciais virtuais geralmente funcionam com Bluetooth ou QR Code:
- Bluetooth: A tecnologia Bluetooth, que está presente em praticamente qualquer smartphone, notebook ou smartwatch, é capaz de funcionar como um método de identificação, transferindo os dados para o hardware virtualmente. Assim, o acesso a ambientes controlados é liberado.
- QR Code: Com a tecnologia QR Code, um código temporizado é gerado na tela do smartphone ou smartwatch, o que garante a segurança, já que a credencial não pode ser reutilizada por outra pessoa.
Biometria
O uso da biometria para controle de acesso é de alta praticidade, assertividade e nível tecnológico.
De forma resumida, podemos dizer que a biometria é a leitura das características físicas e comportamentais dos seres humanos.
Como cada pessoa possui suas próprias características, a leitura biométrica é única para cada indivíduo, razão pela qual esse método é considerado tão seguro.
Veja abaixo alguns exemplos de como a biometria é utilizada em sistemas de controle de acesso e segurança:
- Impressão digital: A impressão digital é o desenho resultante das elevações da pele das pontas dos dedos. Esse desenho é único para cada indivíduo e dificilmente sofre alteração ao longo da vida.
- Geometria vascular: Esse processo consiste na leitura das veias das mãos. É preciso posicionar a mão aberta perto do leitor, para que ele capte e mapeie todas as veias.
- Identificação pela íris: A íris, a parte colorida do nosso olho, também possui características únicas. O sistema a transforma em um código exclusivo e, por isso, ela pode ser usada para a nossa identificação.
- Reconhecimento por retina: A nossa retina não muda ao longo da vida, por isso, esse método de reconhecimento é muito seguro. Para funcionar, a pessoa precisa olhar fixamente para uma luz, que, por sua vez, deve estar corretamente alinhada.
Portaria Virtual
A Portaria Virtual é um sistema que permite o acompanhamento remoto de todas as entradas da empresa, em um único lugar.
Assim, um atendente sozinho consegue monitorar vários ambientes simultaneamente, liberar acessos, identificar e notificar incidentes, além de soar alarmes de emergência.
Uma grande vantagem da Portaria Remota, além da redução de custo com o capital humano, é que o porteiro ou responsável pela segurança não está fisicamente presente na portaria, assim não corre o risco de sofrer coações ou atentados.
Tecnologia Contactless e Reconhecimento Facial
O que já era uma tendência conquistou ainda mais espaço com a pandemia do novo coronavírus.
Soluções de controle de acesso que não necessitam de contato físico são importantes porque diminuem o risco de transmissão de doenças contagiosas.
Essa solução, portanto, faz o reconhecimento facial, e assim libera (ou não) o acesso, sem o indivíduo ter a necessidade de tocar em nada.
Além de eliminar o uso de crachás, essa tecnologia ainda pode ser programada para identificar pessoas que não estão usando a máscara de proteção facial e proibir a entrada das mesmas. Também é possível fazer a integração com medidores de temperatura.
As novas tecnologias podem tornar a sua empresa ainda mais segura, além de contribuir para a redução de custos!
São várias opções e funcionalidades! Para você saber qual é a ideal para o seu negócio, consulte um especialista.
Entre em contato e converse conosco 😉
E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796
Deixar um comentário