Para se destacar e se manter relevante no mercado, as empresas costumam aperfeiçoar seus produtos e serviços, além de buscar diversas formas de encantar seus consumidores reais e potenciais.
Nessa busca, porém, algumas delas acabam se esquecendo de alguém que é fundamental para fazer toda essa roda girar: o colaborador.
Se o colaborador não se sente respeitado, se não sente que suas necessidades e sonhos estão sendo levados em consideração pela empresa, dificilmente irá entregar todo o seu potencial para satisfazer e realizar as necessidades e sonhos de outras pessoas – nesse caso, os clientes.
Portanto, em primeiro lugar, é preciso cuidar de quem dá vida à empresa e do ambiente em que essa vida acontece.
E isso não se refere apenas ao espaço físico, mas também àquela atmosfera invisível que paira no ar quando se trata de trabalho, estejam os colaboradores trabalhando do escritório ou em home office.
Mas como cuidar disso? Com uma poderosa ferramenta chamada pesquisa de clima organizacional!
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Pesquisa de clima organizacional: o que é?
A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta utilizada por empresas que se preocupam com o que seus colaboradores pensam e sentem em relação ao ambiente de trabalho.
Podemos considerar que, com ela, é possível ter um raio-X da relação entre empresa e colaborador.
Assim, é possível identificar o que vai bem, o que pode ser aperfeiçoado e o que precisa de uma intervenção urgente. Pode-se detectar, também, tanto problemas reais quanto problemas latentes.
Ou seja, a empresa consegue trabalhar para resolver o que já está sendo visto por todo mundo, além de intervir em algo que ainda não está explícito, mas que poderia explodir a qualquer momento, caso ações não fossem tomadas.
A pesquisa de clima organizacional é uma ótima forma da empresa mostrar que valoriza e reconhece seus colaboradores, e que quer a colaboração deles para construir e manter um ambiente leve e saudável, onde todos possam se desenvolver e contribuir para um objetivo maior.
Clima Organizacional
Estamos falando tanto sobre a pesquisa, mas precisamos também esclarecer o que é o clima organizacional propriamente dizendo.
De uma forma breve, podemos dizer que o clima organizacional é como se fosse o “cheiro” da organização naquele momento. Você consegue sentir que está no ar, mas precisa investigar pra saber o que compõe aquela “fragrância”.
Podemos tirar duas chaves importantes dessa descrição. A primeira é que é algo que está no ar, é a atmosfera da organização, é o conjunto das percepções que os colaboradores têm, envolvendo também suas necessidades e preocupações.
A segunda, é que é algo que reflete a empesa “naquele momento”, ou seja, não é algo estático. É uma condição variável que pode ser influenciada – para bem ou para mal – pela situação que a empresa está vivenciando e a forma como está passando por ela, entre outros fatores.
Uns dos pioneiros nos estudos nessa área, os psicólogos Litwin e Stringer, definem o clima organizacional como “um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebidas direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente, e que influencia a motivação e o comportamento das pessoas”.
Qual o objetivo da pesquisa de clima organizacional?
O principal objetivo da pesquisa de clima organizacional é conhecer o que as pessoas pensam e sentem a respeito da empresa, e, com base nessas informações, construir planos de melhoria que elevem a sensação positiva e a satisfação.
Afinal, o que os colaboradores pensam e sentem tem muito impacto sobre como se comportam no ambiente de trabalho.
Isso é tão importante que faz parte da descrição que Chiavenato dá ao clima organizacional: “a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.
E qual a importância da pesquisa de clima?
Se você precisa saber o que os seus colaboradores estão pensando sobre um determinado processo ou gestão, por exemplo, é valido aplicar a pesquisa de clima. A partir dessas respostas, serão necessárias ações para corrigir, eliminar ou potencializar processos internos, prevendo crises e até mesmo a inclusão ou revisão de treinamentos.
Por que fazer pesquisa de clima organizacional?
Além de cuidar da principal vantagem competitiva, que são os colaboradores, a pesquisa de clima organizacional ainda traz os seguintes benefícios para a empresa:
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Mais transparência e fluidez na comunicação
Uma pesquisa de clima bem aplicada permite aos colaboradores falar o que muitas vezes não têm coragem quando não estão protegidos pelo anonimato. Assim, a empresa sabe exatamente o que o colaborador pensa, e o colaborador acompanha os esforços da empresa na tentativa de melhorar o ambiente.
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Mensuração e acompanhamento de indicadores importantes
Quase tudo o que está dentro de uma pesquisa de clima (exceto as perguntas dissertativas) pode ser transformado em porcentagem ou número total de respostas. Ou seja, passa a ser mensurado e pode ser acompanhado ao longo do tempo, para checar a evolução.
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Retenção de talentos
Bons profissionais não buscam apenas bons salários. As pessoas estão cada vez mais se preocupando com qualidade de vida, e o trabalho é parte indissociável dessa busca. Afinal, ele ocupa grande parte do dia e fica muito difícil manter a saúde e o bem-estar em um ambiente tóxico e estressante.
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Aumento de engajamento e produtividade
A pesquisa de clima organizacional faz com que os colaboradores se sintam ouvidos e sintam que suas necessidades e expectativas estão sendo levadas em conta pela organização. Isso aumenta o engajamento que eles têm com a empresa e aumenta também a produtividade nas suas tarefas diárias.
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Possibilidade de prevenir crises
Mantendo em dia o acompanhamento dos indicadores do clima organizacional, é possível identificar potenciais problemas entre colaboradores ou na relação com a empresa. Assim, é possível intervir e tomar as atitudes necessárias para que a situação não se agrave.
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Melhoria no relacionamento interpessoal e intersetorial
Analisando as respostas da pesquisa de clima, é possível diagnosticar tensões entre colaboradores e/ou setores. Dessa forma, é possível criar estratégias para solucionar esses conflitos, antes que eles tomem proporções melhores.
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Melhoria na imagem da empresa
Quando uma empresa quer o melhor para os seus colaboradores, e quer proporcionar a eles um ambiente de trabalho saudável, leve e produtivo, automaticamente ela passa a ser vista com bons olhos por quem faz parte dela e pelo mercado.
Quando fazer pesquisa de clima organizacional?
Não existe uma resposta padrão para essa pergunta. Cada empresa deve analisar a sua operação interna e identificar qual o momento mais apropriado para disparar a pesquisa de clima.
O importante é que ela seja feita com frequência, pois, como falamos anteriormente, o clima não é algo estático. Quanto mais acompanhamento tiver, mais efetivas serão as ações de melhoria.
Afinal, os resultados de uma pesquisa de dois ou três anos atrás podem não refletir mais em nada o que a organização é hoje.
Tradicionalmente, as empresas costumam fazer pesquisas a cada ano.
Porém, abordagens mais modernas permitem que a pesquisa seja feita mensal, quinzenal ou semanalmente!
Dessa forma, os indicadores do clima são acompanhados em tempo real e as tratativas para melhoria são feitas com muito mais velocidade, incentivando que os colaboradores exponham cada vez mais a sua percepção!
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
O clima organizacional determina o caminho da sua empresa. Se o seu colaborador não está bem internamente, tenha certeza: isso irá refletir no cliente final.
Diante disso, para explicar como fazer uma pesquisa de clima organizacional, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre o tema. Confira!
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Qualquer empresa pode fazer uma pesquisa de clima?
Sim, independentemente de quantos colaboradores a empresa tem, a pesquisa de clima é uma ótima e poderosa ferramenta para gestão.
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Como desenvolver uma pesquisa de clima?
Primeiramente, é importante entender o propósito da pesquisa, se esta é para levantar uma informação pontual, de um determinado time, ou se será para coletar um apanhado de informações que envolvem a organização com um todo.
Definido isso, as perguntas devem ser desenvolvidas com base no que a empresa tem interesse em saber.
Por exemplo, se a sua empresa tem uma campanha comercial que estimula o colaborador a bater suas metas por meio de prêmios recompensados em viagens, uma pergunta que deve conter é: para qual cidade do Brasil você gostaria de viajar? (prêmio estabelecido, orçamento financeiro provisionado, colaborador com propósito e destino assertivo).
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A pesquisa de clima organizacional é sigilosa?
Sim! Muitas respostas, opiniões e até sugestões irão aparecer em uma pesquisa de clima, que pode ou não agradar aos gestores, gerentes, coordenadores, diretores ou qualquer pessoa envolvida diretamente no processo. Mas, como o objetivo não é agradar ninguém e sim ajustar ou potencializar processos, a validação das informações deve ser feita por um profissional imparcial, que também deverá definir qual caminho seguir com as informações captadas na pesquisa.
O seu colaborador precisa ter certeza de que as informações serão sigilosas para se sentir confortável, sabendo que a resposta não irá acarretar advertências ou demissões.
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Como aplico a pesquisa de clima?
É muito importante que o departamento de comunicação da empresa informe a todos os colaboradores ou aos times destinados sobre a importância de responderem ao questionário.
O processo de organização de quem vai monitorar o número de respostas recebidas deve ser definido internamente, assim como o prazo.
Falando em prazo, o ideal é que a pesquisa fique disponível por 30 dias e que seja feita uma campanha interna, promovendo e incentivando os colaborares a participar dessa ação.
Claro, esse prazo é uma sugestão para empresas que não possuem uma solução que esteja disponível 365 dias ao ano para este fim (como as abordagens modernas que citamos anteriormente).
Dicas de como manter um bom clima organizacional
Cada vez mais profissionais de RH estão se atentando ao bem-estar e retenção de colaboradores em pequenas, médias e grandes empresas por meio de pesquisas de clima organizacional. Investimentos em ações para que o time produza mais e com mais qualidade são propostos diariamente.
Para manter um bom clima organizacional, é preciso descobrir:
- O que de fato motiva o colaborador?
- O que faz com o que o time produza mais sem se desgastar?
- Como a empresa pode ser verdadeiramente humanizada?
A pesquisa de clima organizacional é o ponto-chave para essas respostas. Muitos ajustes precisam ser feitos e por diversas vezes não são vistos por mera falta de comunicação!
Cada colaborador é único e não importa se a atividade desenvolvida é igual! Um time que vende pacotes de TV a cabo será composto por pessoas com motivações totalmente diferentes.
A pesquisa de clima organizacional vem para dar respostas aos gestores, que normalmente não são ditas em reuniões abertas.
A avaliação desses feedbacks precisa de um cuidado minucioso, analítico e tático, para que possa de fato fazer a diferença na organização.
Analisar os indicadores do clima continuamente é a melhor forma de promover o engajamento, aumentar a retenção dos colaboradores e garantir um ambiente saudável.
Como é o clima organizacional na sua empresa?
E na empresa em que você trabalha, como é o clima organizacional? Existem esforços para atuar na retenção de colaboradores? Já aplicou ou respondeu alguma pesquisa?
Quer saber como tomar decisões de forma rápida e assertiva por meio de Analytics completos, prontos para a gestão, com informações úteis e insights relevantes?
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