Além de aprimorar os processos de recrutamento, essa prática aumenta a produtividade da equipe de forma geral.

 

Seja no momento de contratação de novos colaboradores, em ações de capacitação e treinamento ou, até mesmo, em reuniões internas, as dinâmicas em grupo são uma ótima maneira de desenvolver e engajar os colaboradores, além de contribuir para aumentar o nível de conhecimento que a organização tem a respeito deles.

Com o advento das plataformas digitais, ocasionado principalmente pela necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia do novo coronavírus, é cada vez mais comum que as empresas optem pela realização de dinâmicas realizadas virtualmente.

Mas, afinal, você sabe o que é uma dinâmica em grupo? Quais as maneiras de aplicá-la virtualmente?

Preparamos esse artigo especial com todas as informações e benefícios que essa prática traz. Confira!

 

O que é dinâmica em grupo?

Uma dinâmica em grupo é, basicamente, a realização de atividades que remetam a situações do cotidiano, geralmente dentro de um contexto mais lúdico e descontraído.

Tratam-se de desafios que precisam ser solucionados, comumente contando com o envolvimento de todo o time.

As dinâmicas devem contribuir para a integração dos participantes, fortalecimento das relações interpessoais, identificação e aprimoramento de competências, além, é claro, de aumento de sinergia e produtividade.

 

Quais são os objetivos das dinâmicas em grupo?

Uma dinâmica, seja ela online ou presencial, tem o objetivo principal de identificar, estimular e desenvolver competências em cada um dos participantes.

Tais competências costumam ser justamente aquelas que a organização procura desenvolver em seus colaboradores, ou encontrar naqueles que estão se candidatando a vagas de emprego.

Além disso, as dinâmicas também contribuem para aumentar a sinergia entre a equipe e aprimorar o relacionamento interpessoal.

Com o andamento da dinâmica, os profissionais do RH conseguem, ainda, perceber o comportamento dos participantes quando estão expostos a situações de pressão ou conflito, além de identificar sua forma de se comportar dentro da equipe e o modo como lidam com desafios.

Também é possível notar algumas competências e habilidades naturais que cada colaborador possui, as quais poderiam não vir à tona sem esse estímulo. Isso contribui, inclusive, para a identificação e desenvolvimento de novas lideranças.

As dinâmicas são realizadas também com o objetivo de agregar valor à empresa no que se refere às práticas de cultura organizacional, a fim de alcançar resultados melhores e mais alinhados à cultura.

Além desses objetivos gerais, as dinâmicas também podem ser usadas como ferramenta social para contribuir para a integração de novos membros na equipe, melhoria do clima organizacional, aumento do engajamento, e desenvolvimento de uma prática de trabalho colaborativa entre os funcionários.

É, em poucas palavras, uma forma prática e até descontraída de encontrar o que está sendo buscado pela empresa.

 

Benefícios da dinâmica online

A dinâmica online foi uma alternativa que ganhou força especialmente durante a pandemia, devido à necessidade de distanciamento social.

No entanto, provou ser tão benéfica que, mesmo com a retomada ao “novo normal”, vai continuar presente nas estratégias de muitos RHs.

Entre os muitos benefícios que a dinâmica online acarreta, destacam-se:

  • Possibilidade de manter o time conectado e integrado, mesmo separado fisicamente;
  • Aumento da efetividade de treinamentos realizados de forma virtual;
  • Facilidade e agilidade em processos seletivos que dependem das dinâmicas para selecionar os candidatos mais adequados;
  • Redução de custos com infraestrutura física, como locação de sala e outros equipamentos e materiais necessários para a realização da dinâmica;
  • Otimização do tempo de quem está aplicando e de quem está participando da dinâmica, já que não há necessidade de deslocamento.

Além desses, as dinâmicas online oferecem benefícios que são comuns também a dinâmicas presenciais, como:

  • Aumento do nível de conhecimento que a organização tem a respeito dos colaboradores, incluindo perfil de liderança e comportamental, padrões de comunicação, proatividade, motivação individual X equipe;
  • Possibilidade de identificar competências individuais, o que é muito útil tanto para o recrutamento e sucessão, quanto para a gestão de carreira e sucessão;
  • Aprimoramento ou desenvolvimento de novas competências das quais a empresa necessita para lidar com desafios atuais e/ou futuros;
  • Estreitamento do relacionamento interpessoal, criando conexões mais fortes e saudáveis, o que contribui para o aumento da sinergia e da colaboração no dia a dia;
  • Elevação da satisfação, do engajamento e do comprometimento que os profissionais têm com a empresa;
  • Aumento de produtividade e qualidade das entregas;
  • Possibilidade de transferir para a rotina os aprendizados adquiridos com a dinâmica e, assim, aumentar a performance do time e do modo como o trabalho acontece no dia a dia, impactando diretamente os resultados organizacionais.

 

Como aplicar uma dinâmica online

Antes de preparar uma dinâmica online, é preciso se certificar de que todos os envolvidos têm condições de realizá-la de maneira adequada. Perguntar não ofende, então vá direto ao ponto: “você possui um computador com conexão à internet?”. Caso seja necessário na realização da dinâmica, pergunte também se possuem câmera e microfones.

Após essa confirmação, existem três passos principais que precisam ser seguidos para uma boa aplicação:

 

  • Primeiro passo: O primeiro passo para aplicar uma dinâmica online é ter um objetivo bem estruturado. Quais desafios aquela dinâmica vai ajudar a solucionar? Quais competências serão estimuladas com essa prática?

 

  • Segundo passo: O segundo passo é planejar toda a execução. Como será feita a introdução da dinâmica? Quais são as regras? O que a equipe precisa cumprir ou entregar? Quanto tempo os participantes terão para realizar a atividade?

 

  • Terceiro passo: O terceiro passo é montar um processamento capaz de fazer os colaboradores analisarem a atuação deles na dinâmica e perceberem se os mesmos comportamentos não se repetem na vida real. Lembre-se de dar e pedir exemplos de situações do dia a dia da empresa em que os mesmos comportamentos aconteceram e que consequências (positivas e negativas) foram geradas.

 

Exemplos de dinâmicas que podem ser realizadas de forma online

Separamos abaixo alguns exemplos de dinâmicas que podem ser realizadas virtualmente, de forma muito fácil e prática!

 

Cases em vídeos

Os cases são uma ótima ferramenta para trabalhar em grupo, pois costumam trazer desafios reais vivenciados por pessoas ou empresas e trazem insights muito valiosos.

Além disso, são muito fáceis de serem adaptados ao formato online. Uma alternativa interessante é criar um briefing completo com a tarefa a ser realizada, estipulando um prazo para a conclusão.

Os participantes podem gravar vídeos com as suas considerações em relação ao case e enviá-lo ao RH, especialmente quando se trata de processos de recrutamento e seleção.

Depois disso, a equipe fará as análises necessárias e pertinentes à vaga, bem como o cumprimento dos requisitos e respeito aos prazos. No caso dessas dinâmicas, é fundamental que fique estipulado o deadline e também a duração que cada vídeo deve possuir.

Dessa maneira, todos os candidatos vão ter a mesma oportunidade e, consequentemente, não serão prejudicados ou beneficiados. A transparência na execução das dinâmicas é uma das principais práticas para que elas sejam bem-sucedidas.

Agora, quando se trata de colaboradores que já fazem parte da empresa, uma boa sugestão é dar um prazo para que leiam e levantem as suas considerações, para depois apresentá-las ao grupo, em uma videochamada.

 

Debates virtuais

Os debates online são muito interessantes para estimular a troca de conhecimento e ideias, exemplificando e simulando situações que podem acontecer de verdade na rotina da empresa.

Para o recrutamento e seleção, essa é uma ótima oportunidade de conhecer como os candidatos apresentam suas ideias, assim como seu “jogo de cintura” e diplomacia no trabalho. O recrutador deve estar atento à opinião de cada um, para mais tarde avaliar seu desempenho.

 

Testes online

Os testes online são uma ferramenta poderosa especialmente para o processo de recrutamento e seleção. É possível inserir neles uma série de perguntas e, a partir das respostas dos candidatos, fica mais fácil conhecer a personalidade, o comportamento, as expectativas e o conhecimento em relação à empresa e à função que cada um possui.

 

Esperamos que esse texto ajude você a compreender a importância das dinâmicas para o mundo corporativo e a saber que elas podem ser muito bem aplicadas também de forma virtual.

O que importa é que tenham um objetivo claro e contribuam para a evolução dos colaboradores e, é claro, da própria empresa!