A margem líquida é um dos indicadores financeiros mais importantes de um negócio.

Isso porque, de uma forma simples, podemos dizer que ela funciona como um retrato da saúde financeira da empresa.

Entender e acompanhar a margem líquida é, portanto, essencial para aprimorar o desempenho e a competitividade organizacional.

Quer saber mais? Então, confira este texto que preparamos para você!

 

O que é margem líquida?

Margem líquida é a porcentagem de lucro que uma empresa apresenta em relação às receitas obtidas em determinado período.

Em outras palavras, é o resultado líquido atingido após a dedução de impostos, tributos, encargos trabalhistas, pagamento de fornecedores, entre outros.

Dessa forma, a margem líquida consegue demonstrar a rentabilidade da empresa de acordo com as suas operações.

Para os executivos, a margem líquida é fundamental para se ter um parâmetro assertivo sobre o percentual de retorno que eles poderão obter.

 

Qual é a importância da margem líquida?

A margem líquida é extremamente importante porque, por meio dela, é possível analisar se uma empresa possui ou não resultados positivos.

Ela indica se a lucratividade está dentro do esperado e se o retorno com determinado produto ou atividade está sendo maior do que os investimentos necessários para a sua produção ou execução.

A margem líquida é, também, um excelente indicador de vantagem competitiva. Quanto maior a margem, melhores os resultados.

Isso acontece, por exemplo, quando duas empresas têm produtos finais muito similares, mas uma consegue fazer a venda por um preço superior ao da outra, o que geralmente se explica pela força que tal marca tem perante o mercado.

Assim, sua margem líquida se expande e isso acaba favorecendo sua relação com instituições financeiras (no caso de empréstimos, por exemplo), e investidores (que costumam preferir as empresas que possuem margem líquida alta).

Além de proporcionar vantagem competitiva, essa margem também pode ser uma segurança em momentos de crise.

Por exemplo, uma empresa que possui uma margem líquida baixa e precisa reduzir seus preços em um momento em que a situação econômica está desfavorável, vai acabar operando no prejuízo. Por outro lado, uma empresa com a margem líquida alta pode fazer essa redução, e ainda continuar obtendo lucros.

A margem líquida também funciona como um sinal de alerta. Isso ajuda a organização a se antecipar a problemas e preparar um plano de ação. Uma margem líquida em queda pode ser sinal, entre outras coisas, de aumento da concorrência, e a empresa deve saber como utilizar essas informações a seu favor.

Podemos concluir, portanto, que a margem líquida ajuda as empresas a compreenderem e analisarem com mais profundidade sua saúde financeira, o que auxilia o processo de tomadas de decisão e gestão empresarial.

 

Qual a diferença entre margem líquida e margem bruta?

O que é margem líquida e como fazer o cálculo

O que é margem líquida e como fazer o cálculo

É muito comum que exista certa confusão entre margem bruta e margem líquida. Por isso, para facilitar a compreensão, preparamos uma breve explicação sobre a diferença entre esses termos:

 

  • Margem bruta:

Esse indicador demonstra o quanto a empresa ganha com um produto ou serviço, após subtrair o quanto é gasto para produzi-lo e vendê-lo. A margem bruta é uma grande aliada da formação de preços e pode incentivar uma revisão estratégica, em caso de resultados abaixo do esperado.

 

  • Margem líquida:

Podemos dizer, de uma forma simples, que enquanto a margem bruta mostra a lucratividade das vendas, a margem líquida mostra a lucratividade da empresa. Isso porque, para calculá-la, é preciso é preciso subtrair todas as despesas e custos, inclusive os indiretos. Ou seja, é o que sobra do recebimento das vendas, após a dedução de todas as taxas, custos e despesas.

 

Como calcular a margem líquida de uma empresa?

Agora que o conceito de margem líquida está mais claro, é hora de entendermos como calculá-la.

Antes de irmos para a fórmula propriamente dita, é importante ressaltar que existem duas variáveis fundamentais para esse cálculo: lucro líquido e receita líquida.

Para calcular a margem líquida (ML), basta dividir o lucro líquido (LL) da empresa pela receita líquida (RL) em um determinado período de tempo.

Como o resultado dessa divisão normalmente é um número menor que 1, é comum que ele seja multiplicado por 100, para que se tenha o percentual do valor.

Para que tudo isso seja mais prático, recomenda-se a utilização de um sistema de gestão financeira, responsável por gerar esses dados com mais facilidade.

 

Levando tudo isso em conta, a fórmula para o cálculo da margem líquida é:

Margem líquida (ML) = (lucro líquido/receita líquida) x 100

 

Considerando a equação acima, podemos compreender que existe a probabilidade de uma empresa ter uma margem de lucro negativa.

Isso acontece quando a empresa tem prejuízo líquido no período em questão. Assim, ao realizar o cálculo da margem líquida, o valor já entraria negativo, gerando um resultado também negativo.

 

Exemplo prático de cálculo de margem líquida

Para que você entenda de forma prática como esse cálculo funciona, vamos considerar o seguinte exemplo:

Imagine que determinada organização teve, no primeiro trimestre de 2021, uma receita líquida de R$ 440 mil.

Neste mesmo período, seu lucro líquido foi de R$ 150 mil.

Ao aplicar todos esses valores na equação, obtêm-se o seguinte resultado:

 

ML = (150.000/440.000) X 100
ML = 0,34 X 100
ML = 34

 

A partir desse cálculo, podemos concluir, então, que a empresa obteve uma margem líquida positiva de 34% no primeiro trimestre de 2021.

 

Cuide ainda mais da saúde financeira e rentabilidade do seu negócio

Como você pôde observar, a margem líquida é um indicador excelente para medir a saúde financeira de uma empresa, atuando também como aliada para vantagem competitiva, segurança em tempos de crise, antecipação de problemas e revisão de estratégias.

Para impulsionar ainda mais a rentabilidade do seu negócio, por que não optar por um sistema ERP capaz de reunir todos os dados da sua empresa em um único local, proporcionar excelência na gestão financeira e potencializar resultados?

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

https://forbiz.com.br/sistema-de-gestao-empresarial-erp

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796