Entenda como aumentar suas vendas usando o ERP!

Agilidade, eficiência, adaptabilidade… praticamente palavras de ordem para se ter sucesso nos negócios hoje em dia, não é?

Nos negócios e, mais especificamente, nas vendas.

Justamente por tentar atingir esses objetivos, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia.

Afinal, é impossível ter agilidade, eficiência e adaptabilidade fazendo gestão à moda antiga, na ponta do lápis (saiba como a tecnologia pode melhorar a gestão da sua empresa).

Nesse sentido, uma das tecnologias mais utilizadas para simplificar e otimizar a gestão das organizações é o ERP. Nós explicamos o que é ERP e a importância que ele tem para as empresas neste texto.

Hoje, o que nós gostaríamos de explicar é o quanto o ERP pode ajudar a aumentar as vendas de uma organização!

 

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ERP: seu grande aliado para o aumento das vendas

Por integrar dados e automatizar processos, o ERP simplifica e agiliza muitas tarefas do time de vendas, dando aos profissionais os subsídios necessários para fazer um bom trabalho e tempo disponível para focar no que realmente importa.

Entenda como o ERP pode ajudar uma empresa a aumentar suas vendas:

 

Acompanhamento e gestão de todo o processo

Com um ERP é possível acompanhar todo o processo de vendas, levantando a quantidade de orçamento solicitados, de pedidos realizados, e assim por diante, o que permite a identificação de oportunidades de melhoria, além de aspectos a serem evitados ou explorados na relação com o cliente.

Tudo isso permite ao gestor da equipe de vendas a possibilidade de fazer uma gestão muito mais efetiva, baseada em dados, fatos, resultados e projeções.

 

Mensuração e análise de resultados

Para pensar em como melhorar as vendas é preciso entender a fundo o que está acontecendo. Um ERP permite que você gere vários relatórios, de acordo com a sua necessidade.

Com a ajuda desses relatórios, é possível identificar quais produtos estão saindo mais, quais são os responsáveis pela sua maior margem de lucro, bem como perceber se existe alguma tendência sutil no comportamento do consumidor.

A partir de todas essas informações, você pode construir uma estratégia muito mais efetiva para aumentar as vendas!

 

Identificação praticamente instantânea de erros

A facilidade que se tem para gerar relatórios, conforme explicamos no item anterior, faz com que seja muito mais fácil e rápido identificar os erros cometidos.

Assim, é possível agir em tempo e tomar as medidas cabíveis para reverter a situação e garantir que situações parecidas não ocorram mais.

 

Integração de dados e setores

Contar com um ERP é contar com dados integrados e reunidos em tempo real, em um só lugar. Ou seja, o ERP é o fim entre o tradicional conflito entre o setor de produção e o setor de vendas.

Além disso, ele ajuda a eliminar ruídos entre os diversos setores da organização, fazendo com que todos tenham acesso a todas as informações necessárias para a boa execução do seu trabalho.

 

Simplificação de processos e redução do ciclo de vendas

O ERP também automatiza muitas tarefas manuais e identifica gargalos nos processos, o que torna tudo mais simplificado e otimizado.

Isso garante mais eficiência e agilidade aos processos organizacionais, o que ajuda a reduzir o tempo para a conclusão das vendas.

 

Integração do estoque com os canais de venda

Talvez essa seja uma das principais vantagens que um ERP traz para as vendas.

Isso porque, se um consumidor compra um produto que não está mais disponível do estoque, por algum erro de comunicação ou sistema, a credibilidade e a confiança que a empresa havia conquistado perante o consumidor podem ir por água a baixo.

Não só a reputação para aquele cliente será manchada, como muitas pessoas do convívio dele também terão conhecimento sobre o que aconteceu.

Com o ERP esse problema deixa de existir, já que a empresa assume total controle sobre o estoque, e importante: integrando todos os seus canais de venda.

Ou seja, mesmo se a empresa tiver várias lojas físicas e também e-commerce, todos os pedidos efetuados serão atualizados no estoque em tempo real, evitando que qualquer venda seja realizada sem que haja produto para atender a demanda.

 

Tomadas de decisão mais ágeis e efetivas

Muitas decisões devem ser tomadas com base em informações e projeções. De uma forma tradicional, muitas vezes a empresa precisaria de vários dias para reunir todos os dados necessários para análise.

Já com o ERP, tudo que a empresa precisa considerar para tomar decisões mais efetivas já está à disposição dos usuários, tornando o processo muito mais ágil.

O sistema consegue, inclusive, prever sazonalidade de produtos, auxiliando no planejamento futuro.

 

Estratégia para precificação e aplicação de descontos

Tanto o estabelecimento do preço quanto a aplicação de descontos precisam ser estrategicamente pensados para realmente beneficiarem a organização.

Sabemos que é tentador oferecer preços baixos para conquistar ou agradar o cliente. Mas isso pode acabar se tornando um verdadeiro tiro no pé quando os custos, despesas ou as margens de contribuição não são cuidadosamente analisados.

Se você precisa fazer ofertas abismáticas para vencer os preços dos concorrentes, cuidado! Pode ser que o seu processo de precificação esteja falho!

O ERP automatiza o processo de precificação e descontos, tornando-o muito mais estratégico e assertivo!

Além disso, todos os vendedores passam a ter as mesmas informações e a aplicar a mesma política, garantindo que ninguém corra o risco de deixar a empresa no prejuízo.

 

Vendedores embasados com informações de qualidade e em tempo real

É muito comum encontrarmos nas empresas vendedores desalinhados e desinformados sobre os produtos e suas atualizações, especialmente quanto precisam trabalhar em campo.

Claro que isso só prejudica a estratégia de vendas. Por isso, o ERP é tão importante!
As informações disponíveis no sistema são confiáveis e podem ser acessadas por todos os vendedores, de onde estiverem e no momento em que quiserem.

Além disso, quando alguém lança uma atualização, ela fica visível, em tempo real, para todos os usuários.

Ou seja, com o ERP a empresa ganha um total alinhamento entre os vendedores, embasando-os com informações de qualidade e constantemente atualizadas.

 

Captação e fidelização de clientes

Os dados são grandes aliados do sucesso em vendas! Como o ERP integra e organiza os dados, é possível identificar as preferências, necessidades e interesses dos seus clientes.

Com isso, fica mais fácil criar estratégias específicas e abordagens personalizadas para fidelizá-los.

Da mesma forma, também é possível reunir mais informações sobre seu público-alvo e persona e, assim criar abordagens mais direcionadas e efetivas.

 

Vendedores com tempo para focar no que realmente importa

Quando os vendedores precisam organizar planilhas e relatórios sobre suas vendas, acabam dispendendo muito tempo e energia em algo que o ERP faz de forma automática.

Assim, em vez de se estressar com isso, a equipe de vendas fica livre para fortalecer o relacionamento com os clientes existentes e conquistar novos!

 

E você, está preparado para alavancar as suas vendas?

Se você percebeu o quanto o ERP pode contribuir para o aumento das vendas da sua organização, você pode estar se perguntando como escolher e como implementar um ERP corretamente! Nós podemos te ajudar a esclarecer essas dúvidas com este e este texto, respectivamente.

Agora, se você está em dúvida se o sistema pode contemplar e se ajustar à área de atuação da sua empresa, descubra quais segmentos podem se beneficiar com o ERP.

Nós queremos ajudar a levar a gestão da sua empresa para o próximo nível, a conectar você à transformação digital! E assim, consequentemente, aumentar as suas vendas!

Conheça os diferenciais do nosso sistema lendo este texto, e converse com um dos nossos especialistas, sem compromisso, para entender como o nosso ERP será o divisor de águas da sua empresa!
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