A liderança democrática é um dos estilos mais efetivos de liderança, quando aplicada a colaboradores preparados para serem orientados de acordo com esse estilo.

Saiba exatamente o que é liderança democrática, suas características e vantagens, lendo o texto que preparamos para você.

 

O que é liderança democrática?

A liderança democrática é um estilo de liderança aberto que preza pela inclusão dos liderados no processo de tomada de decisão.

Quando uma equipe é liderada de forma democrática, cada membro é incentivado a participar da conversa, compartilhar suas opiniões e discutir abertamente. Após todos serem ouvidos, o líder conduz o processo de tomada de decisão, que pode ser finalizado com uma votação, por exemplo.

A liderança democrática, ainda, é aquela que ajuda os liderados a estabelecer metas e a avaliar seu desempenho, além de os motivar a crescer.

O estilo de liderança democrático é muito eficaz, pois estimula contribuições de qualidade dos colaboradores. Produz um espírito cooperativo que motiva e melhora o moral da equipe. Isso, por sua vez, contribui para um notável aumento de produtividade.

 

Características da liderança democrática

As principais características da liderança democrática são:

  • Incentivar os membros da equipe a compartilhar suas ideias: o líder pede e espera que os colaboradores deem suas opiniões sobre o trabalho.
  • Aumentar o senso de pertencimento e engajamento: o líder envolve os seus liderados e os incentiva a também envolver outras pessoas.
  • Promover a confiança: o líder deseja que os subordinados se sintam capazes, seguros e confiantes para realizar o seu trabalho.
  • Recompensar a criatividade: novas ideias são incentivadas e recompensadas.

 

Características dos líderes democráticos

Os líderes democráticos permitem que as ideias fluam livremente, mas ainda são responsáveis ​​pela orientação do time. Eles estimulam a participação de todos e também respeito e confiança. Aqui estão algumas qualidades que os líderes democráticos geralmente apresentam:

 

Incentivo à participação de todos

Os líderes democráticos criam um ambiente de incentivo, em que todos se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, sem medo de retaliações ou julgamentos.

 

Estímulo à criatividade

Os líderes democráticos inspiram outras pessoas a dar ideias, mostrando o exemplo e apresentando as suas próprias. A criatividade é mais fácil em um ambiente onde é possível falar livremente.

 

Transparência

Os líderes precisam ser transparentes, compartilhar as informações com os seus liderados e ouvir a opinião de todos. As decisões costumam ser tomadas de forma colaborativa e justificadas.

 

Humildade

Os líderes democráticos precisam ter humildade para envolver os colaboradores e ouvi-los com sinceridade, mantendo abertura a novas e diferentes ideias.

 

Alta frequência de feedbacks

Líderes democráticos costumam aplicar e receber feedback com alta frequência, tanto para alinhar comportamentos e resultados esperados, quanto para conhecer a percepção dos colaboradores e buscar sempre formas de estreitar o relacionamento entre eles e a empresa.

 

Vantagens da liderança democrática

Aqui estão algumas das vantagens da liderança democrática:

 

Mais satisfação no trabalho e comprometimento

Quando os colaboradores se sentem incluídos na organização, sua satisfação no trabalho aumenta porque eles percebem como são úteis para o grupo. Quando sentem que sua contribuição é importante, ficam mais comprometidos em alcançar os melhores resultados possíveis.

 

Estímulo à inovação

Graças à discussão aberta, a criatividade é incentivada. As pessoas compartilham, discutem novas ideias e desafiam constantemente os procedimentos ou produtos existentes. Essa prática favorece a busca por melhorias e leva a mais inovação.

Os membros da equipe trabalham mutuamente e se respeitam, o que leva à criação de novas ideias. Todos empregam coletivamente ideias inovadoras que lhes permitem alcançar os resultados de negócios desejados.

 

Diversidade de opiniões

Quando o processo de tomada de decisão requer colaboração e múltiplas opiniões, a discussão cobre o maior número de questões possíveis. O grupo pode analisar mais aspectos do projeto em que trabalha e tomar decisões que melhor atendam às necessidades da organização. Mais opiniões também representam mais conhecimento.

Ao pedir a mais pessoas para dar sua opinião, você também reúne mais especialistas em diferentes assuntos e melhora a qualidade das decisões, englobando diferentes pontos de vista.

 

Coesão

Envolver as pessoas no processo de tomada de decisão pode ajudar a reforçar a visão da empresa. Todos participam da decisão do grupo e entendem as motivações por trás dessa decisão. Eles sabem que estão trabalhando para um objetivo comum. Isso tudo aumenta a coesão da equipe.

 

Relacionamentos baseados na confiança

Quando líderes e liderados podem influenciar as decisões e têm acesso às mesmas informações, aumenta o sentimento de confiança entre eles. Cada membro da equipe conhece os motivos por trás da decisão de seu líder e não precisa questioná-los. Pelo contrário, eles podem confiar que seus líderes desejam conhecer seu ponto de vista. A confiança melhora a motivação.

 

Aumento de produtividade

Graças ao seu envolvimento no processo de tomada de decisão, os funcionários se sentem mais motivados e comprometidos com suas tarefas. Eles estão satisfeitos no trabalho, perdem menos tempo questionando seus líderes porque confiam neles. Todos esses elementos levam a um aumento de produtividade.

 

Fortalece o relacionamento da equipe

Desempenha um papel efetivo no fortalecimento do relacionamento entre os membros da equipe. Em um estilo de liderança democrático, os colaboradores priorizam a colaboração.  Dessa forma, o entendimento mútuo é melhorado, o vínculo fica mais forte e a confiança que um tem no outro é fortalecida.

Os líderes democráticos também são imparciais. Cada decisão é tomada com base nos resultados reais, evitando conflitos dentro da empresa.

 

Aumento da produtividade

Os colaboradores têm sua produtividade aumentada quando o moral está alto e, por isso, engajam-se de forma eficiente em suas funções. Os líderes democráticos, ao considerarem as ideias e opiniões dos seus liderados, aumentam a satisfação que estes têm com o seu trabalho.

Os colaboradores sabem que suas opiniões são importantes e o trabalho é identificado de forma justa para promoções e crescimento. Isso os motiva a trabalhar com todos os esforços em direção às tarefas designadas, resultando em aumento de produtividade.

 

Mais facilidade para solucionar problemas complexos

O estilo de liderança democrático contribui para a solução de problemas complexos.

Isso porque o líder democrático pode encontrar muitos recursos criativos e métodos inovadores. As pessoas são estimuladas a compartilhar seus conhecimentos e experiências, que contribui para que a melhor solução possível seja encontrada.

 

Aumento da satisfação no trabalho

As pessoas tendem a se sentir mais satisfeitas com seu trabalho sob o estilo de liderança democrático. Os membros da equipe estão cientes de que suas opiniões são importantes e seu talento é reconhecido de forma justa na organização.

O estilo de liderança democrático faz com que as pessoas sintam que são parte realmente importante da organização, o que aumenta naturalmente o índice de satisfação no trabalho.

 

Desvantagens do estilo de liderança democrática

Confira a seguir quais as desvantagens do estilo de liderança democrático.

 

Falta de sigilo

Uma das principais limitações da liderança democrática é a falta de sigilo dentro da organização. Cada membro faz parte da tomada de decisão organizacional, onde participa ativamente e também apresenta suas opiniões.

Eles são informados sobre todas as políticas-chave e planos futuros da organização e estratégias sobre como alcançá-los. Nesse cenário, pode haver chances de vazamento de informações cruciais e confidenciais sobre a organização, causando grandes danos.

 

Atraso na tomada de decisão

O estilo de liderança democrático retarda o processo de tomada de decisão de uma organização. Todos devem dar suas opiniões e comentários durante o processo de tomada de decisão. Dessa forma, chegar a uma escolha final por parte do líder levará mais tempo. O fluxo de trabalho eventualmente ficará lento, levando a um atraso na conclusão do projeto.

 

Pode criar desarmonia na equipe

Sob esse estilo de liderança, eventualmente pode haver desarmonia entre os membros da equipe, causando baixa produtividade.

Pode haver chances de os líderes escolherem algumas opiniões, contrariando outras. Isso pode não ser compreendido por alguns integrantes da equipe, que podem se sentir desmotivados e passar a evitar compartilhar seus pontos de vista futuramente.

Com o passar do tempo, essa desarmonia entre as pessoas pode fazer com que elas se sintam subestimadas, afetando negativamente seu desempenho.

 

Ausência de garantia sobre a melhor solução

Outra limitação importante do estilo de liderança democrático é que ele nem sempre oferece a melhor solução possível. É mais provável que a melhor solução seja encontrada em opiniões e feedbacks diversos, mas não há garantia disso. Muitas opiniões da equipe podem não ser boas o suficiente.

Sob essa abordagem de liderança, não é a melhor ideia que vence, mas a ideia mais votada. Em muitos casos, tal ideia pode não ser adequada, trazendo consequências negativas para a organização, se não for bem elaborada e implementada de acordo com a necessidade da situação.

 

Esperamos que esse texto auxilie sua abordagem democrática da liderança, aprimorando as características, potencializando as vantagens e cuidando para evitar os pontos fracos.