Qualquer que seja o segmento em que você trabalhe, provavelmente em algum momento você já se deparou com um problema de gestão.

É muito comum que as empresas trabalhem com um software específico (e diferente) para cada setor. O problema acontece na hora de tentar reunir todas essas informações para se ter uma visão do todo…

Dessa forma, o que deveria ser algo corriqueiro, comum, e até “básico” para a tomada de decisão, acaba se tornando um processo lento e cheio de gargalos.

Para acabar com esse transtorno, as empresas precisam investir em um software de gestão que integre todos os dados da organização.

Esse software se chama ERP.

 

O ERP

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning. Aqui no Brasil, o termo ficou mais conhecido como Sistema de Gestão Empresarial.

Trata-se de um sistema de gestão integrado, feito por meio de um software, cujo principal objetivo é auxiliar no gerenciamento empresarial, oferecendo um conjunto de soluções que integra todos os setores de uma empresa, como compliance, finanças, manufatura, suprimentos, qualidade, vendas e serviços em um só lugar.

Ou seja, é um sistema que permite o controle total do negócio em um único lugar e em tempo real. Você pode saber mais sobre o que é ERP e a importância que ele tem para as empresas, lendo este texto.

 

Segmentos que podem se beneficiar com o ERP

O ERP é um sistema altamente customizável, sendo possível adequá-lo à realidade e às necessidades do negócio e do segmento em que está inserido.

Confira agora alguns exemplos de segmentos que podem se beneficiar imensamente com a implementação de um ERP:

 

ERP para empresas de serviços

Empresas prestadoras de serviço sabem que a excelência com que realizam o seu trabalho é fundamental para a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, para a competitividade dos seus negócios.

Pode se tratar de uma assistência técnica, de uma consultoria, instituição de ensino, banco, hospital, entre tantos outros empreendimentos que só terão realmente um serviço de excelência se controlarem todo o seu negócio de ponta a ponta.

É preciso ter a gestão completa de projetos, processos, indicadores e vários outros aspectos fundamentais para o bom andamento do negócio.

Por isso, é fundamental poder contar com um ERP que automatize e otimize processos com mais agilidade e apresente informações integradas em painéis com indicadores de mercado, facilitando a tomada de decisão e potencializando os resultados.

 

ERP para manufatura

De forma geral, podemos considerar que a manufatura diz respeito ao processo de produção industrial, que conta com o apoio de máquinas para aumentar a velocidade, quantidade, qualidade e especificidade dos itens produzidos.

A manufatura surgiu durante a revolução industrial, no século XVIII. Foi evoluindo ao longo do tempo e, atualmente, ela não conta apenas com o apoio de “simples máquinas”, mas de máquinas inteligentes, capazes de ampliar a aprimorar a produção.

Isso se deve à utilização cada vez maior da tecnologia, presente em software de gerenciamento, dispositivos inteligentes, Big Data, Analytics, entre outras formas.

Veja abaixo alguns exemplos de segmentos da manufatura que podem ser beneficiados com um ERP.

 

ERP para empresas de siderurgia e metal mecânico

Com um sistema ERP, as empresas de siderurgia e metal mecânico contam com soluções especializadas para o segmento, o que as ajuda a alcançar excelência operacional e eficiência produtiva.

Além disso, elas garantem compliance com a legislação, gerenciam as operações de terceiros, controlam produção e estoque, e simplificam os processos de acompanhamento fabril.

Isso tudo é possível porque, entre outros aspectos, um ERP customizado para esse segmento possui engenharia e fichas técnicas com versões, opções de fluxo de processos de fabricação de produtos, possibilitando a gestão da fabricação interna ou em terceiros.

O sistema ainda compara informações do custo padrão com o custo contábil real, facilitando a tomada de decisão.

 

ERP para indústria de alimentos

Um sistema ERP específico para a indústria de alimentos traz a vantagem da automatização e otimização dos apontamentos e controles da fábrica, bem como dos demais processos diários.

Também contribui para a gestão da qualidade e da produção por meio da rastreabilidade de lotes ou séries, além de emitir alertas automáticos com informações sobre os prazos de validade.

 

ERP para indústria de madeira e móveis

A customização do ERP para a indústria de madeira e móveis permite que a produção, o controle de qualidade, os custos e os processos da fábrica sejam planejados e gerenciados com total efetividade.

É possível, ainda, identificar e atribuir o consumo de matéria-prima e produtos semiacabados; além de gerenciar por completo as operações de terceiros e o estoque de produtos sazonais.

 

ERP para empresas de calçados e vestuário

O setor de vestuário e calçados exige um sistema de gestão que acompanhe a sua evolução a cada coleção. Por isso, é tão importante contar com um ERP customizado para o segmento.

Dessa forma é possível atender aos conceitos de grade e produto configurável, além de outros facilitadores necessários para a gestão de vendas, de estoque e produção.

É possível, ainda, rastrear os produtos produzidos, intermediários e comprados, além de gerenciar toda a operação de maneira integrada.

 

ERP para indústria de plástico e borracha

Um ERP especializado na indústria de plástico e borracha reduz custos e evita falhas e, consequentemente, prejuízos no processo da fabricação.

Além disso, garante mais eficiência na gestão do dia a dia da produção, e confere total controle sobre o negócio como um todo, abrangendo desde a chegada da matéria-prima até os lotes de produtos acabados.

 

ERP para indústria química

Uma indústria com alto nível de exigência precisa de um sistema que atenda às especificações da sua realidade.

Um ERP específico para a indústria química possibilita a rastreabilidade dos processos, garante a flexibilidade para definições de planos de inspeções da qualidade e segurança nas execuções, além de fornecer informações seguras para tomada de decisão.

 

ERP para agronegócio

O agronegócio é um setor que possui várias peculiaridades e que está passando por uma aceleração na transformação digital.

É extremamente importante levar a tecnologia para o setor, mas a tecnologia certa.

Por isso, um ERP deve ser especializado no segmento e conhecer a realidade da conexão de dados de toda a cadeia, desde a entrada de insumos até o produtor final.

Além disso, o sistema deve controlar a qualidade de lotes de grãos com classificação personalizada, bem como identificar o consumo de matérias-primas, classificar sementes e gerenciar rotinas fiscais.

 

ERP para atacado, distribuição e varejo

Um ERP pode ser específico para atacado, para distribuição ou para varejo. Em qualquer um dos casos, o sistema é customizado de acordo com a realidade do negócio e contribui para eficiência operacional.

Ele reúne em um só lugar todos os dados e procedimentos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos da empresa, facilitando as rotinas do negócio.

Além disso, ele também automatiza processos e consolida informações, garantindo mais agilidade e decisões rápidas e efetivas.

 

ERP para incorporação e urbanismo

O segmento de incorporação e urbanismo precisa organizar e preservar todas as informações referentes a cada empreendimento, desde a concepção da obra até as etapas finais!
Isso porque são as informações que permitem que seja feito o acompanhamento do trabalho das equipes e que o cronograma e orçamento estipulados sejam cumpridos.

E justamente esse é um dos principais objetivos de um ERP especializado em incorporação e urbanismo: registrar todas as informações geradas durante o planejamento e execução do projeto e relacioná-las com métricas imobiliárias.

O ERP também descentraliza as informações por meio da automatização e otimização dos processos, tornando-os mais ágeis e com custos reduzidos, além de potencializar os resultados e aumentar a satisfação dos clientes.

 

ERP para o segmento de insumos para saúde

Um segmento tão importante e com tantas exigências precisa de um sistema que o permita alcançar seus objetivos com o máximo de eficiência possível.

Um ERP especializado em Insumos para Saúde atende à obrigatoriedade do segmento, no qual as empresas precisam definir um projeto para um processo de validação de sistemas computadorizados, seguindo algumas normas e exigências das principais agências reguladoras internacionais, como ANVISA, FDA.

 

Não importa o segmento, existe um ERP perfeito para você!

Independentemente da sua empresa se enquadrar ou não em algum desses segmentos que citamos aqui, se você quiser contar com um sistema que integra todas as informações da sua empresa e potencializa os seus resultados, entre em contato conosco!
Um dos nossos especialistas vai entender as suas necessidades e indicar um ERP customizável, perfeito para o seu negócio! E sem compromisso!

Escolha o melhor canal e vamos conversar! 😉

 

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796