Se você quer inserir a sua empresa no conceito Indústria 4.0 precisa compreender – e implantar – o Sistema MES.

Preparamos este texto para você entender o que é, como funciona, qual o momento certo para implantação e quais são os benefícios que o tornam fundamental para o bom desempenho de uma indústria nos dias de hoje!

 

Sistema MES: O que é Manufacturing Execution Systems

MES, sigla em inglês para Manufacturing Execution Systems, ou Sistema de Execução de Manufatura, em português, é um sistema que tem como principal objetivo conectar o chão de fábrica à gestão.

Ou seja, ele permite a fluidez de informações entre essas esferas que, tradicionalmente, não se comunicam tão bem assim. Prova disso são os inúmeros gargalos nos processos operacionais e os gaps entre o que se planeja e o que de fato se produz.

A intenção do MES é justamente eliminar esses gargalos e remover esses gaps. Para isso, ele transmite informações em tempo real sobre o que está acontecendo no chão de fábrica e, caso ocorra algum problema ou exista essa possibilidade, ele é imediatamente detectado e solucionado, pois a gestão tem as informações das quais necessita para a tomada de decisão no momento exato.

Dessa forma, as atitudes cabíveis são tomadas antes que o prazo ou a qualidade dos produtos sejam comprometidos.

Isso tudo, é claro, garante à empresa muito mais eficiência, produtividade, velocidade, qualidade, redução de custos… enfim, o Sistema MES é um aliado perfeito para as organizações que desejam entrar de vez para a Indústria 4.0!

 

O MES e a Indústria 4.0

Indústria 4.0

Indústria 4.0

Uma das palavras-chave da Indústria 4.0 é conectividade e o Sistema MES tem justamente esse intuito! Ele conecta o chão de fábrica e a gestão, como dissemos acima, mas ele também conecta tudo o que faz parte do processo de produção, como máquinas, equipamentos, sistemas, robôs e pessoas!

Graças a essa conectividade, ele consegue antever possíveis problemas e criar condições de repará-los antes que se tornem problemas reais. Imagine quanta economia de recursos – e tempo – que isso não representa em uma indústria!

Além disso, o próprio conceito de Indústria 4.0 está associado à capacidade de elevar ao máximo a automação nas indústrias por meio de sistemas e máquinas inteligentes e conectados (olha o MES aí outra vez).

Outro fator que evidencia a forte relação entre o MES e a Indústria 4.0 é o modo como ele funciona, pois opera com base em 5 das 9 tecnologias que habilitam a Indústria 4.0: integração de sistemas, computação em nuvem, big data e data analytics, internet das coisas e cibersegurança. Entenda mais sobre o funcionamento do Sistema MES a seguir.

 

Como funciona o Sistema MES?

De uma forma geral, podemos dizer que o MES opera com base em 5 das 9 tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, funcionando da seguinte maneira:

  • Internet das coisas: O Sistema MES coleta os dados do chão de fábrica por meio da internet das coisas.
  • Computação em nuvem: Os dados coletados com a ajuda da internet das coisas são enviados para a nuvem.
  • Cibersegurança: Os dados enviados à nuvem são totalmente protegidos de ataques cibernéticos.
  • Big data e data analytics: Após serem enviados para a nuvem, os dados são processados por meio de big data e transformados em informações úteis para serem analisadas.
  • Integração de sistemas: Com a análise das informações, o sistema emite ações para serem executadas por meio da integração de sistemas.

Um aspecto muito importante a ser ressaltado no modo de funcionamento do Sistema MES, que acaba sendo um grande diferencial, é a capacidade de integração deste sistema com o ERP. Veja mais detalhes sobre essa integração no tópico abaixo.

 

Integração entre MES e ERP

Integração entre MES e ERP

Integração entre MES e ERP

O Sistema MES consegue se integrar ao ERP e importar dados, como informações sobre colaboradores, estoque, armazenamento, qualidade, estações de trabalho, e mais. Essa integração é justamente o que garante a remoção dos gaps entre gerência e operação.

Mas atenção! Não são todos os ERPs que estão prontos para essa integração. Por isso, antes de escolher um ERP para a sua empresa é preciso analisar se ele tem como diferencial a conexão com a transformação digital.

O ERP é como se fosse um grande guarda-chuva para todos os outros sistemas, inclusive o MES. Dessa forma, ambos os sistemas se comunicam constantemente e, juntos, promovem uma visão sistêmica de todo o processo produtivo, elevando a eficiência e a qualidade das entregas, reduzindo os custos operacionais e propiciando tomadas de decisão mais efetivas.

 

Qual é o momento certo para implantar o MES?

O momento certo para implantar o Sistema MES é aquele em que a empresa quer levar seu processo produtivo a outro nível, tornando-o muito mais eficiente por ser completamente baseado em informação.

Um sinal de que a empresa está passando por este momento é quando há a tentativa de se atingir um ou mais dos objetivos abaixo:

  • Digitalização: Concentrar os dados de produção em um formato digital e padronizado e, consequentemente, reduzir ou até eliminar planilhas e arquivos em papel.
  • Conectividade: Coletar informações sobre a produção diretamente das próprias máquinas.
  • Visibilidade: Dar visibilidade às informações coletadas, deixando-as disponíveis para todos da fábrica, facilitando a tomada de decisão.
  • Transparência: Tornar claro e acessível o acompanhamento do impacto e evolução dos processos, por meio de indicadores bem definidos.
  • Predição: Conseguir prever se as metas serão obtidas e identificar com antecedência as possibilidades de ineficiência.
  • Adaptabilidade: Agir em relação às possibilidades de ineficiência identificadas antes mesmo que ocorram ou no menor tempo possível, caso já tenham ocorrido, a fim de minimizar os efeitos negativos.

 

Benefícios do Sistema MES

Benefícios do Sistema MES

Benefícios do Sistema MES

Como o processo produtivo passa a ser acompanhado em tempo real com a implantação do Sistema MES, ele traz inúmeros benefícios para a organização.

São esses benefícios que tornam o MES fundamental para o bom desempenho de uma indústria nos dias de hoje, com destaque especial para os que seguem abaixo:

 

  • Redução de custos

Como o MES permite o acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo, é possível identificar quais recursos estão sendo gastos desnecessariamente ou em excesso, onde o por que isso está acontecendo, inclusive os relacionados ao uso de matéria-prima e consumo real de cada máquina.

Assim, é possível criar estratégias para corrigir os desvios entre produção e consumo, além de reduzir custos com energia, recursos, materiais, entre outras economias.

 

  • Redução de resíduos

O Sistema MES contribui para a redução de resíduos de duas formas principais. A primeira foi abordada quando falamos sobre o objetivo de digitalização buscado pelas empresas. Ou seja, as informações passam a ser registradas digitalmente, eliminando o uso de documentos em papel.

A segunda está relacionada com os objetivos de predição e adaptabilidade, pois como os problemas são identificados em tempo real ou, até mesmo, antecipadamente, toda a produção é imediatamente pausada para que a questão seja solucionada, evitando, assim, o uso inadequado de materiais, que viriam a se tornar resíduos ou sucatas.

 

  • Redução de riscos e falhas

Com o MES é possível programar periodicamente manutenções preventivas em todo o chão de fábrica. Isso, além de melhorar a qualidade dos equipamentos, reduzindo as possibilidades de falhas e os riscos de parada, também aumenta a segurança dos colaboradores, por estarem lidando com equipamentos cuja manutenção está em dia.

 

  • Aumento de eficiência na gestão do estoque e inventário

O Sistema MES consegue adequar a produção à real demanda dos clientes, avaliando, assim, a quantidade exata de suprimentos necessários. Além disso, o sistema também emite alertas quando há a necessidade de reposição desses materiais.

Dessa forma, a gestão do estoque é feita com mais eficiência, liberando a produção conforme demanda e a compra de materiais conforme necessidade, além de reduzir os custos com armazenamento.

 

  • Acompanhamento mais efetivo do chão de fábrica

O Sistema MES permite que os gestores tenham conhecimento total do que acontece no chão de fábrica, em tempo real. Isso porque todos os dados são coletados e processados, gerando uma visão mais abrangente do processo produtivo.

Dessa forma, os gestores podem tomar decisões que otimizem os processos, baseando-se principalmente em informações relacionadas à durabilidade, tempo de parada e setup de equipamentos, além da velocidade de produção.

 

  • Melhoria na gestão da eficácia geral de equipamentos (OEE)

O Sistema MES permite detectar automaticamente as paradas dos equipamentos e seus respectivos motivos, que podem ser estratificados em gráficos, listas, dashboards e outros. Assim, é possível ter em mãos dados sobre a duração e os motivos das paradas, os equipamentos disponíveis e o tempo necessário para produção de algum produto específico.

Isso tudo pode ser estrategicamente trabalhado pela gestão, visando o aumento do índice OEE, que é justamente um dos mais importantes para avaliar o desempenho do processo produtivo.

 

  • Mais efetividade no controle estatístico de processos (CEP)

O Sistema MES dá mais efetividade ao controle estatístico de processos porque permite o controle total dos processos e a realização de ações de melhoria, com o monitoramento de possíveis desvios e das respectivas ações tomadas para a correção dos mesmos.

 

  • Aumento de produtividade

O MES contribui muito para o aumento da produtividade, especialmente porque melhora o fluxo das informações em todo o chão de fábrica. Assim, ele automatiza e otimiza processos, reduzindo drasticamente os índices de erros e retrabalhos, além de permitir que os colaboradores foquem em trabalhos mais estratégicos e significativos para a organização.

 

Conte com o Sistema MES e insira a sua indústria no conceito 4.0

Entre em contato com os nossos especialistas e entenda de forma prática como o MES pode ser implantado na sua indústria e os benefícios que ele trará para você!
Além disso, conte com um ERP totalmente preparado para se integrar ao MES e às outras revoluções da transformação digital e Indústria 4.0!
Estamos esperando seu contato! 😉

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796