Vivendo na Sociedade do Conhecimento, fica cada vez mais claro que a verdadeira vantagem competitiva das organizações é o seu capital humano e sua capacidade de criar, inovar e buscar novas soluções.

Com a mudança no modo de viver e trabalhar da sociedade – já que até há pouco tempo era normal que as empresas seguissem processos rígidos e que os colaboradores se ativessem principalmente a trabalhos repetitivos e operacionais – é preciso mudar também o modo de gerir das organizações.

Em especial, é preciso mudar o modo como as organizações gerem os seus talentos, já que as demandas que eles têm mudaram. Estão sedentos para fazer a diferença no mundo e querem encontrar um lugar no qual isso seja possível!

Quer implementar ou aperfeiçoar a gestão de talentos na sua empresa? Então, este texto é para você!

 

Gestão de Talentos: o que é?

Para começarmos a falar sobre Gestão de Talentos, devemos entender o que exatamente isso significa.

A Johns Hopkins University define Gestão de Talentos como “um conjunto de processos organizacionais integrados projetados para atrair, desenvolver, motivar e reter funcionários engajados e produtivos”.

Em outras palavras, podemos considerar que significa atrair as pessoas certas, colocá-las nos lugares certos e buscar alternativas para desenvolver todo o seu potencial, contribuindo, assim, para a melhoria do desempenho da organização.

 

Os 5 Pilares da Gestão de Talentos

Uma boa estratégia de Gestão de Talentos abordará 5 áreas críticas, que podem ser consideradas como os 5 Pilares da Gestão de Talentos:

 

1 Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para a gestão de talentos.

Envolve, principalmente, a identificação dos gaps entre os talentos já existentes e os que são necessários para o preenchimento de novos cargos e para a melhoria da performance organizacional.

 

2 Atração

Com base no levantamento da etapa anterior, o próximo passo é decidir se os talentos que ajudarão a preencher as lacunas virão de dentro ou de fora da empresa.

De qualquer forma, é importante identificar os candidatos com antecedência, contribuindo para que o processo tenha um fluxo saudável e eficiente.

 

3 Seleção

É basicamente a busca pela combinação ideal entre o trabalho a ser realizado e a pessoa a ser contratada. Envolve uma série de análises que, hoje em dia, podem ser feitas muito mais facilmente com a ajuda da tecnologia, por meio de softwares projetados para isso, por exemplo.

 

4 Gestão de Desempenho e Desenvolvimento

O desenvolvimento de colaboradores é peça fundamental para o sucesso do negócio. Isso porque, além de contribuir para o aumento da performance propriamente dita, é uma forma de fazer o colaborador se sentir valorizado pela organização, o que eleva o engajamento e o esforço para atingir as metas estipuladas.

Em muitas empresas, a performance individual é monitorada por meio da Gestão de Desempenho, que consiste em mensuração e análise dos resultados do colaborador, além de reuniões de feedback e elaboração de planos de ação.

 

5 Retenção

Por meio de uma série de iniciativas internas, que visam o reconhecimento, a valorização e a promoção de profissionais, as empresas buscam manter seus talentos pelo maior tempo possível.

Isso contribui para reduzir custos com novos processos de recrutamento, além de poder contar com quem tem conhecimento sobre a empresa e se sente parte dela, o que acarreta no aumento da produtividade e no atingimento das metas organizacionais.

 

As 5 Tendências da Gestão de Talentos

Analisando as mudanças cada vez mais rápidas e profundas pelas quais o mundo do trabalho está passando, Catarina Paiva, coordenadora de Gestão de Talentos da Escola de Comércio de Lisboa, identificou cinco tendências para a gestão de talentos, que devem ser consideradas pelas organizações que se preparam para o futuro… a partir de hoje!

 

1 Relação trabalho – lazer – família

Cada vez mais, as pessoas estão procurando uma carreira que as permita equilibrar trabalho, lazer e vida familiar. Se a sua empresa espera atrair e reter talentos, precisa mostrar isso aos colaboradores e candidatos.

 

2 Bem-estar, significado e propósito

Apenas um bom salário já não é mais suficiente para atrair e reter talentos. Atualmente, os bons profissionais estão em busca de trabalhos que tenham significado, que tenham impacto na sociedade e no mundo. As ações de responsabilidade social da empresa também pesam no momento da escolha.

Além disso, as pessoas estão cada vez mais buscando ambientes de trabalho colaborativos, que prezem pela transparência e autenticidade, e que tenham práticas que promovam o bem-estar e a saúde física e mental dos colaboradores.

 

3 Flexibilidade

A flexibilidade é um dos critérios mais desejados pelos talentos, seja em relação à possibilidade de gerenciar seu próprio horário de trabalho (para ter mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional), quanto em relação à liberdade de escolher onde trabalhar.

Um estudo realizado pela Steelcase, com 12.480 colaboradores de 17 países, identificou que aqueles que podem escolher o seu local de trabalho são 88% mais focados.

Considerando esses dados, manter o home office após o término da pandemia do novo coronavírus é uma ótima sugestão para as empresas que desejam manter seus talentos e atrair novos!

 

4 Recrutar e reter pelas Soft Skills

“Recrutar e selecionar candidatos apenas com base em sua experiência profissional, é desperdiçar talento!”, afirma Catarina. Afinal, a empresa não contrata o currículo, mas a pessoa. Por isso, é preciso revisar as ferramentas de recrutamento, para que elas se adaptem mais às competências pessoais e sociais que a função exige!

 

5 Tecnologia!

A transformação digital está obrigando as organizações a repensarem sua cultura. Isso inclui, inclusive, os processos de RH. Existem softwares específicos para o setor, que automatizam processos operacionais e auxiliam na análise de dados, tudo para ajudar a empresa a focar no que realmente importa: seu impacto e seus resultados!

 

Precisa de ajuda com a Gestão de Talentos na sua empresa?

Gestão de Talentos é um dos módulos da nossa solução HCM Senior (Human Capital Management). Com ele, você pode descobrir quem são seus talentos e mantê-los por perto, reduzir o tempo investido na gestão do processo seletivo, fornecer feedback em tempo real e inspirar o desenvolvimento de talentos na sua empresa.

Se quiser saber mais sobre isso, entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você!

E-mail: contato@forbiz.com.br

Telefone: (41) 4042-1026

WhatsApp: (41) 99111-3111