Apesar de terem funções e objetivos diferentes, muitas pessoas confundem o departamento pessoal com o setor de recursos humanos.
Tal confusão é extremamente compreensível, pois os dois lidam com as pessoas e costumam atuar de forma integrada.
No entanto, saber diferenciar esses setores e respeitar as rotinas e funções pertinentes a cada um é fundamental para que ambos exerçam seu trabalho de forma efetiva.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o departamento pessoal e algumas das suas principais rotinas, a importância que tem para a empresa, as diferenças em relação ao setor de recursos humanos, e como pode ser impactado com a presença da tecnologia.
Portanto, caso queira saber mais sobre esse setor tão importante para a organização, acompanhe-nos até o final. Vamos lá!
Conteúdo da página
O que é o departamento pessoal?
O departamento pessoal (DP) é o setor responsável por todos os aspectos legais e burocráticos referentes aos colaboradores.
Ou seja, é obrigação do setor garantir que toda a jornada do colaborador naquela empresa, abrangendo desde a admissão até o desligamento do mesmo, ocorra com base no que regulamenta a legislação trabalhista.
Dessa forma, o setor é responsável pela emissão, organização e arquivamento de toda documentação necessária, inclusive para provar a conformidade perante aos órgãos reguladores, ou mesmo para esclarecer questionamentos internos.
Afinal, é ao departamento pessoal que a gestão vai recorrer sempre que tiver dúvidas referentes à data de admissão de um colaborador, ao controle de ponto, alterações salariais, licenças, faltas, férias, entre outros pontos importantíssimos para tomadas de decisão acertadas.
Com base nisso, podemos concluir que a falta ou a ineficiência do departamento pessoal em uma empresa pode resultar em uma má gestão de pessoal e, principalmente, em constantes e graves problemas com a justiça.
Qual é a importância do departamento pessoal?
O departamento pessoal é extremamente importante para as organizações porque é o setor que assegura o cumprimento de toda a legislação trabalhista, evitando que a empresa sofra com ações judiciais e consequente pagamento de multas dispendiosas.
É esse departamento também que faz a intermediação entre a instituição e diversos órgãos públicos, cumprindo todos os procedimentos necessários para que a operação se mantenha regularizada e em conformidade com o que rege a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De uma forma bem breve, podemos dizer que o departamento pessoal é responsável por garantir que a empresa cumpra todos os direitos assegurados aos trabalhadores, além, é claro, de respaldar a organização nos casos de processos trabalhistas, apresentando todos os documentos que comprovem a conformidade com a legislação.
Vale mencionar que se trata de um trabalho de muita responsabilidade que pode ficar sujeito a erros ou tornar humanamente inviável se feito com base em controles manuais.
Por isso, para a empresa realmente ter a segurança de contar com um departamento pessoal eficiente é fundamental considerar o investimento em ferramentas tecnológicas que contribuam para a automatização e otimização do setor!
Departamento pessoal e setor de recursos humanos: quais as diferenças?
As principais diferenças entre departamento pessoal e recursos humanos estão relacionadas, principalmente, ao foco de atuação.
O RH atua de forma mais estratégica, buscando aliar o conhecimento que tem sobre o negócio ao conhecimento que tem sobre as pessoas. Assim, ele consegue trabalhar o desenvolvimento de cada indivíduo, ao mesmo tempo em que contribui para a organização conquistar melhores resultados.
Ainda, o RH é responsável pela qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores dentro da empresa, pelo relacionamento interpessoal, pelo clima e pela cultura organizacional, bem como pelo engajamento e pela satisfação que as pessoas têm com o seu trabalho.
O departamento pessoal, por outro lado, é quem cuida para que tudo esteja “dentro dos conformes”, ou seja, é quem garante que a situação de cada colaborador esteja de acordo com a legislação e que o mesmo esteja recebendo o que é seu de direito
Para isso, o DP lida diretamente com a legislação trabalhista e com a parte mais burocrática e operacional do negócio.
Por exemplo, enquanto o setor de RH faz a seleção de novos talentos, o departamento pessoal fica responsável pela admissão legal dos mesmos;
Enquanto o setor de RH fica responsável pela análise de desempenho e decisão de possível demissão de um colaborador abaixo da média, o departamento pessoal arruma a papelada da demissão, e faz todo o cálculo de rescisão, para que tudo ocorra de maneira legal e com o respaldo necessário ao colaborador.
Então, sempre que pensar em RH, pense em desempenho, pois o mesmo quantifica os resultados, analisa possibilidades de treinamento e decide sobre demissões e admissões, melhorando a produtividade e o clima organizacional. Por outro lado, sempre que pensar em DP, pense no setor que fica responsável por toda a burocracia e conformidade legal para fazer as contratações, demissões, pagamentos, controle de horas extras, entre outros.
Quais são as rotinas do departamento pessoal?
Confira a seguir algumas das principais rotinas do departamento pessoal.
Admissão de pessoal
Sempre que a organização necessitar empregar alguém, será o departamento pessoal o responsável pela documentação do novo colaborador. Desde os possíveis 3 meses de experiência, até mesmo a contratação real, seja por contrato de trabalho ou então carteira assinada.
Além disso, o departamento pessoal fica responsável pela retenção da documentação pessoal necessária do novo talento, por marcar a data de possíveis consultas médicas que antecedem a contratação, gerenciar convênios, entre outras tarefas do tipo.
Portanto, o departamento pessoal não escolhe os novos funcionários, mas regulariza por meio das leis trabalhistas em vigor toda a documentação do novo talento que irá integrar o grupo.
Compensação salarial
Sabe aqueles cálculos sobre horas extras realizadas e férias atrasadas? Quem realiza essas operações de compensação é o departamento pessoal. Sempre que um funcionário falta ou então trabalha horas a mais, seu banco de horas é atualizado pelo DP. Portanto, o mesmo fica responsável pela compensação salarial com base em cálculos e informações como essas.
Demissão de pessoal
Sempre que o RH realizar análises de desempenho e notar que um colaborador está abaixo da média, pode tomar duas decisões: fornecer treinamento especializado ou demiti-lo. Nesse último caso, a informação da necessidade de demissão é repassada ao setor de departamento pessoal.
Assim, o departamento pessoal fica responsável por todo o processo legal do desligamento, considerando, inclusive, o cálculo de todos os recebimentos aos quais o colaborador tem direito.
Atualmente, com o fortalecimento do home office, não é raro que ocorram demissões de forme remota. Nesses casos, o DP deve ficar atento a algumas particularidades, como:
- Comunicado da demissão;
- Envio de documentação e recolhimento de assinaturas por meios virtuais;
- Entrevista online de desligamento;
- Offboarding virtual;
- E, se aplicável, extensão de alguns benefícios.
Acompanhamento de frequência
O acompanhamento de frequência é outra rotina importantíssima realizada pelo departamento pessoal, que assegura à empresa e ao colaborador o controle em relação ao cumprimento da jornada de trabalho.
Essa atividade está intimamente relacionada com a folha de pagamento, visto que são levados em consideração vários fatores, como horas extras, faltas, atrasos…
Como uma forma de se ter exatidão nessa rotina e visando aumentar a produtividade do departamento pessoal, as empresas estão aderindo cada vez mais à automatização da gestão do ponto.
A automatização dessa rotina mensal pode proporcionar uma redução de aproximadamente 40% das solicitações no período de fechamento do ponto e de cerca de 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento.
Assim, consegue-se aumentar em até 60% a produtividade no controle da jornada de trabalho, reduzindo de forma significativa o custo desse processo nas empresas.
Folha de pagamento
A folha de pagamento consiste, basicamente, no cálculo do que cada pessoa tem direito a receber e o que deve ser descontado, considerando as especificidades de cada colaborador.
Ou seja, além do salário em si engloba também os benefícios, décimo terceiro e as taxas, como INSS, FGTS e imposto de renda.
Justamente por tantos detalhes e pela necessidade de estar completamente de acordo com a legislação, a folha é, provavelmente, a tarefa mais morosa da organização, exigindo muito tempo e esforço dos profissionais.
Outra rotina importantíssima do departamento pessoal e que traz mais segurança e produtividade para a organização se for automatizada.
A importância da tecnologia para o departamento pessoal
O departamento pessoal é um setor de extrema importância para uma empresa, merecendo a tecnologia necessária para acelerar, automatizar e otimizar seus processos.
Soluções tecnológicas que permitem a automatização da gestão do ponto, da folha de pagamento e de outras rotinas tornam a vida dos profissionais do departamento pessoal muito mais prática, o que aumenta a produtividade do setor.
É o caso do HCM, que ajuda o DP a:
- Transformar a experiência dos colaboradores;
- Promover a autogestão;
- Integrar todas as informações em um sistema único;
- Simplificar os processos do dia a dia;
- Ter mais facilidade para analisar dados;
- Descentralizar e/ou automatizar processos e rotinas;
- Aumentar produtividade e reduzir custos;
- Ter garantia de segurança para armazenamento e gestão de dados;
- Estar em conformidade com a legislação vigente;
- Estar 100% aderente ao e-Social.
Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba como podemos automatizar e otimizar o seu departamento pessoal.
E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796
Deixar um comentário