Qual a função do líder na gestão de pessoas e no gerenciamento de um negócio?

A liderança influencia a forma como os colaboradores se comportam, a dinâmica como o trabalho acontece na organização, a motivação para alcançar resultados.

Se você está procurando um bom líder para a sua empresa ou se deseja se tornar um, este conteúdo foi feito para você!
Continue a leitura e entenda qual é a importância e quais são as principais funções e qualidades da verdadeira liderança!

 

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A importância da Liderança e gestão de pessoas

Ser líder não significa apenas tomar decisões, fazer malabarismos com a burocracia e administrar um negócio ano após ano. Tudo isso é indispensável, é claro, mas liderança é muito mais.

O líder sabe dar missão e visão a toda a sua equipe, uma meta baseada em valores e inspiração, algo a almejar todos os dias e segurança em momentos difíceis.

Qual a função do líder? O líder distribui as tarefas para otimizar o trabalho de toda a equipe, conseguindo valorizar cada um, sem perder de vista o ecossistema geral no qual a empresa atua.

Além de estimular o comprometimento, as características de liderança são essenciais para inspirar confiança, motivação e aliança.

Ser um verdadeiro líder significa motivar sua equipe com base em valores pessoais e corporativos compartilhados.

O bom líder sabe que a empresa é formada pelas pessoas que trabalham todos os dias para que ela prospere. É sua função, portanto, fazer com que elas se sintam parte integrante do todo, e inspirá-las para que desejem direcionar seus esforços para o bem comum.

 

Afinal, qual a função do líder da gestão de pessoas?

O líder não é aquele que trabalha sozinho em busca de resultados, mas é aquele que inspira e motiva as pessoas a trabalharem juntas em prol de um objetivo comum.

Como isso é feito? As principais características de liderança visam:

  • Aumento da coesão entre os colaboradores;
  • Inspiração e motivação diária;
  • Abertura à mudança;
  • Crescimento do negócio.

Como conseguir todos esses resultados? É inegável que algumas pessoas possuem o dom de impactar a vida das outras, conseguindo influenciar a forma como pensam, trabalham e sonham.

Alguns líderes parecem ter nascido assim, com traços de liderança em seu sangue. Mas, o que acontece com quem não teve essa sorte? Ele nunca se tornará um líder? A liderança é um caminho de mudança interior que o leva a resultados externos maravilhosos.

Ao trabalhar nas qualidades certas, você também pode se tornar um excelente líder, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Abaixo, deixamos algumas das principais funções que um líder pode exercer dentro de uma empresa. Se a sua pergunta é “qual a função do líder?”, nós explicaremos para você:

 

1. Ouvir

A habilidade e função mais importante de um líder em uma empresa é saber ouvir seus colaboradores. Você não pode ter empatia com as outras pessoas se não as ouvir primeiro.

Geralmente, os “chefes” apenas dão ordens. Os funcionários que têm que realizá-las sofrem e as executam apaticamente. Portanto, o resultado do trabalho muitas vezes é decepcionante. Isso acontece se o líder se esquecer de aplicar as características de liderança mais importantes.

O líder é aquele que pratica a escuta ativa. Se você pensar bem, o que estamos mencionando é a base de toda comunicação saudável, em qualquer área da vida.

Você decidiria sair de novo com alguém que passa a noite toda falando sobre seus problemas, sem perguntar sobre sua vida? Bem provavelmente não.

Se o líder deseja que alguém o siga por conta própria, precisa ter empatia por essa pessoa e, para isso, precisa ouvi-la.

Se mostrar interesse pelos outros, se fizer com que se sintam importantes, eles automaticamente se sentirão atraídos e engajados. Além disso, tendem a oferecer o mesmo nível de interesse e respeito.

 

2. Ser um bom professor

Qual a função do líder? Uma das principais é fornecer o desenvolvimento adequado aos liderados. Você pode considerar o líder como praticamente um mentor. Uma pessoa que te ensina o que precisa ser feito e, se for o caso, como isso pode acontecer.

Quantos chefes você já viu sentados à mesa, explicando aos funcionários como fazer um trabalho? O cenário mais comum é o oposto: o chefe fazendo o funcionário se sentir inadequado porque não sabia o que fazer.

O líder nunca permitirá que um colega de trabalho se sinta inferior. Isso é contraproducente porque, se você tratar um indivíduo como incompetente, ele se comportará exatamente assim. Você vai tirar toda a energia dele para fazer bem o seu trabalho e, como resultado, não obterá resultados.

Um bom professor sabe que, se um aluno não aprendeu algum conceito, pode ser porque o próprio professor não tenha explicado da maneira mais adequada, ou que o aluno tenha uma forma diferente de aprender.

Essa também é uma característica da liderança: saber entender a melhor maneira de passar um ensinamento, para que seja verdadeiramente compreendido.

Ser líder também significa definir metas em conjunto com a equipe, traçar um plano de ação, deixar claro para todos e, então, colaborar para o alcance do resultado.

 

3. Construir relacionamentos de confiança

Todo ótimo relacionamento é construído com base na confiança e isso também é verdade no local de trabalho. A maioria das pessoas percebe a importância da confiança apenas quando ela está ausente ou perdida.

No entanto, se você deseja desenvolver liderança, deve arregaçar as mangas. A confiança não é algo que vem do céu. Tem que ser construída ao longo do tempo, trabalhando junto e dando razões para outras pessoas se apoiarem em você.

Qual a função do líder? Gerar relacionamentos saudáveis está entre as principais. Ser capaz de criar relacionamentos baseados na confiança é muito importante na hora de definir metas para a equipe, apresentar ideias ou traçar um planejamento estratégico.

Se a equipe confiar no líder, ficará feliz em segui-lo. Caso contrário, realizará suas tarefas mecanicamente, sem colocar aquele esforço extra que faz a diferença.

As características de liderança se referem à confiança bilateral. Sua equipe tem que confiar em você, mas você, por outro lado, tem que confiar em todos os seus colaboradores. Confiar neles significa lhes dar um objetivo e, então, deixá-los trabalhar com autonomia.

Isso permite que você possa delegar funções e ações e, assim, tenha mais tempo para se concentrar nos aspectos que requerem sua intervenção e para capacitar as pessoas com quem trabalha.

 

4. Incentivar a mudança

Mudança é a chave para o crescimento. Não pode haver melhoria sem evolução e um líder sabe disso muito bem.  O líder deve inspirar todos os seus colaboradores a desenvolverem uma mentalidade aberta à mudança e ao crescimento, só assim a empresa poderá alcançar o sucesso.

As estratégias, ferramentas e ideias que foram válidas há um ano, agora precisam ser revistas com base na evolução do mercado.

Uma empresa que deseja prosperar não pode pensar em permanecer fossilizada em padrões antigos. Ser capaz de conduzir as pessoas ao progresso se enquadra nas características de liderança.

Além disso, o líder sabe que para a empresa prosperar é necessário investir no desenvolvimento das pessoas, com ações contínuas de treinamento e capacitação, pois elas são a chave para a transformação e mudança.

 

De certa forma, podemos considerar que as principais funções e características do líder estão relacionadas a aspectos humanos, que têm o poder de mobilizar esforços, inspirar atitudes e transformar vidas!