Entre o recebimento e a expedição dos produtos, muita coisa acontece.

Ter controle total sobre todas as etapas e otimizá-las é essencial para que a empresa se mantenha competitiva, com uma imagem positiva para o mercado e com alto nível de qualidade nas entregas.

Mas para isso, é preciso de um ótimo sistema de gestão. E é aqui que entra o WMS.

WMS: O que é?

WMS é a sigla em inglês para Warehouse Management System. Em uma tradução livre para o português, temos algo como Sistema de Gestão de Armazenagem.

O sistema WMS é responsável por controlar e otimizar todo o universo do seu estoque.

Sim, seu estoque é um universo à parte, com tantos detalhes que é muito fácil se perder na hora de expedir os pedidos.

Dificuldade para encontrar a mercadoria, quantidade insuficiente do produto, falta de controle do prazo de validade, separação de itens a mais ou a menos do que foi solicitado… e esses são apenas alguns exemplos de todos os problemas que podem resultar de uma gestão de armazenagem ineficaz.

Tudo isso desgasta a imagem da marca no mercado e a confiança que o consumidor sente em relação a ela.

Quem vai continuar fazendo pedidos para uma empresa que não cumpre os prazos combinados, que não tem a quantidade de produtos solicitada ou que sempre manda alguma coisa errada?

Infelizmente, os pedidos para aquela empresa vão se tornando sinônimo de problema na cabeça do consumidor.

E em um mercado tão competitivo como este dos tempos atuais, não há qualidade e sentimento de parceria que resista a tantos inconvenientes.

 

Como o WMS funciona

Imagine que o seu armazém é uma cidade. O WMS seria o prefeito (rsrs)! O melhor prefeito, onipresente e onisciente!

Ele transformaria os caminhos do seu depósito em ruas com endereço e tudo! Organizaria todos os seus produtos em seus respectivos endereços, de acordo com uma série de critérios que variam desde a validade, por exemplo, até o maior índice de saídas e a melhor disposição, a fim de otimizar espaço.

Em vez de você ter uma planilha para cada detalhe importante da sua gestão, tendo que manipular umas vinte planilhas ao mesmo tempo, você teria tudo em um lugar só.

Conseguiria visualizar todas as informações importantes da sua armazenagem em um único painel, incluindo os indicadores de produtividade da equipe.

Com todos esses dados, o WMS consegue distribuir automaticamente as tarefas, reduzindo a ociosidade de recursos e pessoas, aumentando a produtividade da equipe e a assertividade da entrega.

 

Entenda o passo a passo do WMS

De uma forma resumida, podemos dizer que o WMS funciona assim:

Quando chega o pedido, o colaborador tem a especificação de quais itens foram solicitados e em qual quantidade.

O sistema informa para ele o endereço do produto, ele vai até lá e pega exatamente o que foi ordenado e na quantidade exata. Se ele estiver no endereço errado, o coletor avisa. Da mesma forma, o coletor não o deixa pegar um produto diferente do que aquele que foi solicitado e nem em uma quantidade incorreta.

Após pegar esses produtos, o coletor informa o próximo endereço e assim sucessivamente, até todos os produtos encomendados terem sido separados.

Aqui precisamos enfatizar um aspecto muito importante. Com o WMS as informações sobre a disponibilidade dos produtos são exatas, tanto em relação ao local onde estão armazenados quanto à quantidade em estoque. Em outras palavras, isso significa que quando o colaborador for separar o produto, o produto estará lá.

Só quem já passou por isso sabe o transtorno que é chegar até o endereço e o produto estar em falta ou em quantidade insuficiente.

Algumas empresas costumam controlar a quantidade de produtos fazendo manualmente o inventário geral, que além de estar totalmente sujeito a erros, muitas vezes depende da paralisação da operação para que seja feito. Ou seja, são dias que a empresa deixa de faturar para fazer algo que o WMS faz automaticamente.

Resumindo, o WMS automatiza processos e otimiza todos os passos dentro do seu armazém: desde a chegada dos produtos, passando pela disposição, separação, conferência, até a entrada no caminhão!

 

Diferença entre WSM e TMS

A diferença entre WMS e TMS começa justamente no fim do item anterior: a entrada no caminhão.

O WMS cuida, organiza, otimiza e gerencia tudo o que acontece dentro do seu armazém.

A partir do momento em que o produto entra no caminhão, ele deixa de estar sob responsabilidade do WMS e passa a estar sob os cuidados do TMS.

O TMS (Sistema de Gestão de Transportes) é responsável por planejar as melhores rotas, acompanhar as entregas, cuidar da documentação e manutenção dos veículos, além da emissão de documentos fiscais. O TMS garante mais agilidade e excelência ao seu transporte, automatizando e integrando processos. Se quiser saber mais sobre o TMS, leia este texto.

 

Diferença entre WMS e ERP

De uma forma simples, podemos dizer que o WMS alimenta o ERP com as informações referentes à armazenagem. Por exemplo, o ERP vai informar que você tem x caixas de determinado produto. No WMS essas informações serão mais detalhadas. Você vai saber que dessas x caixas, tantas vencem em determinada data, tantas tem alguma outra especificidade e assim por diante.

Ou seja, o WMS integra todas as informações da gestão da armazenagem e alimenta o ERP com as informações necessárias para a gestão total e integrada da empresa. Aliás, essa é uma das principais funcionalidades do ERP: garantir o controle total do negócio, em único lugar e em tempo real. Se quiser saber mais sobre o ERP, leia este texto.

 

Benefícios do WMS

Além de tornar a sua armazenagem muito mais eficiente, o WMS também traz os seguintes benefícios:

  • Otimização de processos e ganho de tempo;
  • Otimização de espaço utilizado no armazém;
  • Aumento da performance operacional e distribuição ativa de tarefas;
  • Evita os erros de separação e expedição;
  • Economia com equipamentos de movimentação;
  • Operações de logística automatizadas em tempo real;
  • Informações gerenciais e indicadores da operação on-line.

 

Automatize operações e tenha mais produtividade na sua gestão de armazenagem

Entre em contato conosco agora mesmo, entenda todas as funcionalidades do WMS e saiba como isso pode otimizar sua gestão de armazenagem!

 

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796