Empresas de todos os portes têm reconhecido os benefícios que um sistema ERP pode trazer para os negócios. Afinal de contas, essas plataformas ajudam a organizar, automatizar e melhorar consideravelmente os processos empresariais. Para escolher bem um ERP, a tarefa deve ser analisada de forma minuciosa em um processo de decisão conjunto, feito com um time que entenda profundamente qual é negócio da sua empresa.

Quais processos precisam ser automatizados? Quais atividades burocráticas do dia a dia podem ser melhoradas com a ajuda de um ERP para que seu time tenha mais tempo para gerar valor para seus clientes em vez de ficar fazendo manutenção de processos?

Esses são dois questionamentos iniciais para pensar antes de contratar uma ferramenta. Faça um mapeamento e tenha as necessidades da sua empresa bem definidas, isso facilitará na escolha da melhor plataforma para seu negócio.

Como escolher bem um ERP

erp

Entretanto, existem outras recomendações que queremos mostrar para você, ajudando sua empresa a escolher bem em EPR:

Verifique a compatibilidade e integração com softwares existentes

Você já viu que um ERP automatiza processos empresariais de um jeito mais fácil e dinâmico. Mas, para isso, os softwares utilizados hoje na sua empresa serão substituídos por um módulo do ERP e precisarão ser integrados à nova plataforma — para que o compartilhamento de dados do sistema antigo seja transmitido para o novo.

Por isso, é altamente recomendado que você verifique se os sistemas que sua empresa usa hoje são compatíveis com o novo ERP. Isso é essencial para que os dados possam ser compartilhados e integrados entre os sistemas.

Essa é uma informação que sua empresa precisa saber antes de contratar um sistema e não descobrindo depois no meio do processo de implantação. É o ERP que deve se adequar ao seu fluxo e processos de negócio, e não o contrário, ok? Nesse ponto, o time da Forbiz está preparado para tirar todas as suas dúvidas sobre integração com softwares existentes.

Quais funcionalidades o ERP possui?

Esse quesito está diretamente ligado com o seu segmento. Uma empresa nacional tem obrigatoriedades distintas de uma multinacional. Avalie quais recursos podem realmente ser úteis de acordo com porte da sua empresa. Quanto mais processos sua organização possuir, maior será a complexidade do ERP.

Lembre-se que suas práticas de negócio e processos não devem ser comprometidos ou ajustados às capacidades do ERP: é a ferramenta que deve atender o seu fluxo de trabalho!

Avalie se o ERP a ser contratado pode se integrar com outros ERP (sim, isso também é possível) ou vá em busca de informações bem específicas que possam ser um diferencial para seu negócio. Veja, por exemplo, se o ERP pode oferecer conciliação bancária e o fluxo de caixa tanto do realizado quanto do provisionado — uma ferramenta com recursos assim pode ganhar pontos na sua avaliação.

De olho no custo total

Conforme sua empresa cresce, expandir os módulos do ERP acaba sendo uma ação recomendada para suportar a nova fase que sua empresa vem vivendo. Discuta quais são suas metas e perspectivas de médio e longo prazo com seu parceiro de implantação do ERP para calcular o ROI.

A Forbiz Business Software faz esse acompanhamento para orientar o cliente com clareza. Nosso time de implantação pode ajudá-lo a ver se a solução se ajusta ao seu orçamento atual e, principalmente, pode ajudá-lo a prever os custos durante todo o ciclo de vida da propriedade. Afinal de contas, você deve estar preparado para lidar com a expansão do sistema após o aumento do sucesso e lucratividade da sua empresa.

Quais recursos são necessários para implantação?

Comprar o ERP é apenas o início. Para que a implantação seja bem-sucedida, todo o time da sua empresa que irá trabalhar com o ERP precisa estar envolvido no processo. Saiba que treinamentos serão necessários, manutenções, suporte e a avaliação dos processos atuais também. Todo esse apoio pode ser feito junto com seu parceiro de implantação do ERP.

Segurança das informações

Pensar na segurança das informações salvas em um ERP é importante, afinal de contas, toda a inteligência da sua empresa estará ali.

Seu parceiro de implementação pode tirar todas as suas dúvidas a respeito de armazenamento local ou na nuvem. Se for local, saiba que você terá um investimento maior em máquinas, time para fazer manutenção e configuração. Por isso é importante avaliar bem qual será o fornecedor. Nosso maior parceiro de negócios, a Senior Sistemas, trabalha conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), uma garantia extra para sua organização.

Seu parceiro de implantação do sistema ERP é um expert no assunto?

Esse talvez seja um dos pontos mais relevantes para se considerar na hora de escolher bem um ERP, isso porque o parceiro deve atuar diretamente com seu time durante todo o processo.

Escolher um parceiro de implantação é tão importante quanto escolher a ferramenta de ERP.

Atualmente, nós da Forbiz Business Software temos como destaque 95% dos nossos clientes entre satisfeitos e muito satisfeitos com o nosso Suporte. Atuamos na gestão estratégica de diversos clientes de médio e grande porte e toda a implantação é realizada de forma personalizada por um time capacitado e certificado.

Não pense apenas no preço na hora de escolher bem um ERP, pense no valor que esse sistema pode gerar para sua organização a médio e longo prazo.

Suporte especializado

A Forbiz Business Software é canal ouro de distribuição das soluções da Senior Sistemas e possui uma equipe altamente preparada para auxiliar sua empresa em todas as dúvidas que possam surgir sobre a operação de um ERP.

Acione nosso time através do WhatsApp para que possamos te apoiar.

Forbiz | Conectando pessoas, automatizando processos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *