Existe uma máxima que diz que apenas duas coisas são certas na vida… e uma delas são os impostos!
Brincadeiras à parte, em um contexto empresarial, o pagamento de tributos, envio de informações e atendimento de todas as exigências legais impostas pelo Fisco podem causar muita dor de cabeça – e prejuízo – a gestores e empreendedores.

Na busca de estar em conformidade com tudo o que é exigido, um termo que merece atenção vem à tona: compliance fiscal!
Entenda mais sobre esse assunto tão importante continuando a leitura deste artigo!

 

O que é compliance fiscal?

O que é compliance fiscal?

O que é compliance fiscal?

Compliance é um termo oriundo do inglês. O verbo “to comply” pode ser traduzido como “cumprir”, enquanto a palavra “compliance” pode ser entendida como “conformidade”.

Logo, podemos concluir que estar em compliance significa cumprir as normas, estar de acordo com o que foi estabelecido.

Compliance fiscal, por sua vez, significa estar em conformidade com o que é exigido pelo Fisco. Ou seja, estar em compliance fiscal equivale a estar em dia, estar em conformidade com todas as legislações e obrigações fiscais que dizem respeito à empresa, nas esferas municipal, estadual e federal.

 

Os desafios para alcançar o compliance fiscal

Os desafios para alcançar o compliance fiscal

 

Atingir esse objetivo requer muita disciplina e um processo bem estruturado que vise identificar e corrigir qualquer inconformidade ou desvio.

Além disso, é preciso de muita atenção e atualização constante, visto que o Brasil possui um calendário repleto de obrigações fiscais e pratica alterações constantes.

Estima-se que, em apenas um dia útil, cerca de 46 alterações fiscais são realizadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

A boa notícia é que, apesar da legislação continuar burocrática, a tecnologia evoluiu muito, e hoje as empresas podem contar com sistemas que acompanham as alterações e automatizam rotinas, garantindo o correto envio de informações e facilitando o pagamento de tributos.

 

Por que compliance fiscal é importante?

Estar em compliance fiscal é de extrema importância para as empresas, já que é também questão de saúde financeira e sobrevivência.

Isso porque a falta desse atributo pode resultar em multas, penalidades, processos judiciais e, até mesmo, impedimento de exercer suas atividades.

Além disso, manter a conformidade fiscal ajuda as empresas a:

  • Monitorar todas as obrigações a serem cumpridas e seus respectivos prazos;
  • Organizar e otimizar o armazenamento de documentos;
  • Controlar de forma mais eficiente as certidões negativas de débitos (CDNs);
  • Proteger a empresa no âmbito jurídico, favorecendo a saúde financeira;
  • Construir e fortalecer uma imagem positiva perante colaboradores, fornecedores, consumidores, órgãos reguladores e sociedade em geral.

 

Compliance fiscal: como implementar

Compliance fiscal: como implementar

Compliance fiscal: como implementar

 

Para implementar o compliance fiscal na empresa é preciso estruturar uma política que leve em conta as particularidades do negócio e sua área de atuação, bem como das esferas municipal, estadual e federal às quais pertence.

Essa política deve conter as regras e práticas que servirão como direcionadoras da execução dos processos organizacionais.

Ou seja, tal política deve orientar os colaboradores no dia a dia das suas atividades.

Para isso, a política de compliance fiscal deve abranger:

  • Um bom planejamento tributário;
  • A devida atenção à organização e gestão dos documentos fiscais;
  • Sensibilização e envolvimento de todos os colaboradores no processo;
  • Uso da tecnologia a favor da empresa, apostando em soluções como o ERP.

 

Tenha segurança ao entregar suas obrigações legais

Usando a tecnologia a seu favor, apostando em soluções como o ERP, as obrigações fiscais são entregues antes dos prazos estabelecidos pelo Fisco, assegurando informações íntegras e coerentes com as demais informações da empresa.

Com o auxílio do ERP, é possível:

  • Realizar o fechamento contábil e fiscal de forma rápida e segura, com informações confiáveis e integradas;
  • Apurar os impostos e contribuições de forma ágil e precisa;
  • Controlar bens patrimoniais de forma integrada com a contabilidade e fazer a recuperação de todos os impostos;
  • Automatizar totalmente a geração da ECD e ECF (e-Lalur) a partir de uma única base, sem a necessidade de interface com software externo;
  • Fazer a gestão de arquivos fiscais adequando-se a todas as exigências do SPED;
  • Integrar a solução de compliance a outras soluções.

Compliance fiscal ERP

Entenda melhor como o ERP pode te ajudar a alcançar compliance fiscal

Saiba como o nosso ERP pode deixar seus processos fiscais mais fáceis, completos e seguros:

 

  • SPED ECD: Geração da ECD com muito mais rapidez e agilidade, com o balanço patrimonial e DRE totalmente configuráveis, garantindo a integridade fiscal da empresa. Diminua o uso de papel e o retrabalho na geração do arquivo para a SPED – ECD, gerando o arquivo de escrituração de forma completa.

 

  • SPED ECF: Tenha as validações prévias, evitando erros e não conformidades no momento da transmissão para o ambiente SPED. Uma solução que permite gestão em base única do IRPJ/CSLL e LALUR/LACS, integrada com os webservices do governo. Garanta a geração completa do arquivo da escrituração geral e resumida, sem falhas e com informações precisas.

 

  • SPED CONTRIBUIÇÕES: Atendemos de forma ampla o cenário tributário, controlando e parametrizando todas as formas de créditos e retenções do PIS e Cofins. Consolidação e apuração do PIS e Cofins de forma integrada com o SPED Contribuições.

 

  • SPED FISCAL: Experiência na entrega dos arquivos do SPED Fiscal para clientes dos mais diversos segmentos com a solução que atende todas as obrigações acessórias nas esferas federal, estadual e municipal. Apuração do ICMS nos diversos cenários fiscais das legislações estaduais totalmente integrados ao SPED Fiscal. Dados entregues mensalmente, com uma solução que traz rapidez, eficiência e segurança.

 

  • BLOCO K: Pensando no BLOCO K, a solução apresenta as informações do seu processo produtivo em uma estrutura única e totalmente integrada com o SPED Fiscal. Seus arquivos gerados com segurança e informações consistidas com todas as outras obrigações fiscais da empresa.

 

  • EFD-REINF: Tenha de forma centralizada e simplificada todas as informações e as retenções fiscais que devem ser apresentadas na EFD-Reinf. Sua empresa preparada para atender as obrigações do SPED, completando as informações do eSocial. Conhecimento e experiência para que suas informações sejam entregues de maneira segura e no prazo correto.

 

  • CAT 83: Gere as informações da Portaria SP CAT 83/09 e garanta a restituição dos seus valores de ICMS em total compliance com o Fisco. Com a solução da CAT/83 da Senior, você terá rastreabilidade de todas as informações desde a compra dos insumos até a venda do produto.

 

  • SISCOSERV: Registro e entrega das informações da prestação e aquisição de serviços no exterior de forma independente ou integrada à solução de Gestão Empresarial (ERP). A gestão do Siscoserv feita através da solução de Compliance Fiscal proporciona uma redução no tempo gasto com essa obrigação acessória, assegurando a rastreabilidade de todo o processo e prevenindo riscos de descumprimento da legislação.

 

  • AUDITOR FISCAL: Solução que traz conformidade e consistência para as informações fiscais apresentadas ao fisco além de otimizar os processos fiscais com auditoria e cruzamento dos arquivos SPED com as diversas obrigações acessórias. Permite validar os arquivos XMLs das NFS-e durante seu recebimento, garantindo que o documento fiscal emitido pelo fornecedor esteja com as regras fiscais aplicadas corretamente.

 Com tudo isso, sua empresa fica em compliance fiscal com mais tranquilidade e menos custos!

 

Faça com que sua empresa fique em compliance fiscal

Com mais de 29 anos de experiência e diante de tantas mudanças, a Forbiz Business Software possui um suporte especializado formado por uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa em todas as dúvidas que possam surgir sobre compliance fiscal.

Agende um bate-papo com um dos nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!

 

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796