Liderança transformacional é aquela que transforma comportamentos, processos e resultados. É aquela que inspira, que motiva, que eleva padrões de desempenho e conquistas.

Por muito tempo, os estudos sobre liderança se concentraram em um modelo de gestão que define recompensas e punições claras, de acordo com o desempenho do colaborador. Esse estilo, conhecido como liderança transacional, costuma obter dos colaboradores uma entrega boa o suficiente.

Porém, enquanto esses líderes obtêm o suficiente, alguns líderes inspiram suas equipes a alcançar resultados extraordinários.

Voltando a atenção a essas líderes, foi descoberto o que conhecemos hoje como liderança transformacional, uma liderança que pode ser considerada como carismática e que envolve os colaboradores em busca de uma visão de sucesso e crescimento.

Entenda o que é liderança transformacional, conheça seus elementos fundamentais e saiba quais são as competências que diferenciam esses líderes, continuando a leitura deste texto que preparamos para você, que quer ajudar a sua empresa a inovar e evoluir.

 

O que é liderança transformacional?

A liderança transformacional é aquela em que os líderes atuam de uma forma tão efetiva e inspiradora que ganham a confiança, o respeito, a apreciação e a lealdade dos seus liderados, o que contribui para uma transformação no comportamento dos seguidores e nos resultados.

Assim, podemos entender que liderança transformacional é aquela que ajuda a transformar, a facilitar a implantação de mudanças que contribuam para o sucesso futuro da empresa.

Na liderança transformacional, os líderes desenvolvem seus colaboradores para poderem dar autonomia a eles, evitando a microgestão e estimulando a autenticidade, a criatividade, e a busca por novas e melhores soluções.

Além disso, os profissionais são envolvidos na tomada de decisão e no processo de crescimento da empresa, o que aumenta o seu senso de pertencimento, a sua autorrealização e a sua motivação em melhorar cada vez mais o seu desempenho.

Com a liderança transformacional, os colaboradores são intrinsecamente motivados a seguir o exemplo do líder, porque o respeitam e compartilham da sua visão de futuro e paixão.

Podemos concluir, portanto, que a liderança transformacional é aquela que estimula a inovação, a criatividade, a colaboração e a preparação para o futuro, com o desenvolvimento de equipes ágeis e adaptáveis, que direcionarão os seus esforços para manter o negócio relevante e competitivo no mercado.

 

Pilares da liderança transformacional

Bernard Bass, um grande estudioso de liderança e comportamento organizacional, identificou que a liderança transformacional depende de quatro elementos fundamentais.

Podemos considerar que esses elementos são verdadeiros pilares da liderança transformacional, pois dão sustentação a ela.

Para Bass, os quatro elementos da liderança transformacional são:

 

Consideração individualizada

Um líder transformacional sabe que cada colaborador tem sua própria fonte de motivação. Assim, o líder procura entender qual é essa fonte e busca alinhá-la ao objetivo da equipe.

Além disso, o líder também leva em consideração as necessidades específicas de desenvolvimento de cada profissional e atua para ajudar o seu desenvolvimento, assumindo um papel semelhante ao de um mentor.

Dessa forma, por considerar necessidades e motivações individuais, o líder consegue aumentar a sensação de satisfação e autorrealização de todo o time, atingindo um aumento de performance.

 

Motivação inspiradora

Líderes transformacionais são inspiradores. Eles inspiram pela paixão que eles têm, sobretudo em relação a um objetivo futuro. Eles inspiram e motivam os colaboradores com base nos valores, no propósito e na missão da organização.

Os colaboradores passam a compartilhar a mesma visão, a mesma paixão, e entendem com clareza o que se espera deles para que a empresa consiga chegar aonde quer chegar.

 

Influência idealizada

A influência idealizada é o que podemos chamar de liderança pelo exemplo. Por meio de uma atuação ética, baseada em valores e coerente com o que se diz, o líder acaba se tornando um modelo para os seus liderados.

Tudo isso, somado à sua disposição para assumir riscos, contribui para a construção de relacionamentos baseados na confiança e no respeito, com o potencial de influenciar positivamente os colaboradores.

 

Estímulo intelectual

O líder transformacional desafia suposições e estimula a criatividade e a busca por novas – e mais eficazes – soluções.

Para isso, ele cria um ambiente em que todos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e sugestões, sem medo de críticas ou julgamentos.

Ele envolve os colaboradores nas tomadas de decisão e dá a eles a autonomia necessária para que consigam fazer um ótimo trabalho.

Esse estímulo intelectual constante contribui para que a equipe apresente continuamente um altíssimo padrão de desempenho.

 

Competências dos líderes transformacionais

Em seu livro Leadership and Performance Beyond Expectations, Bass sugere que líderes transformacionais possuem algumas competências que diferenciam seu estilo de liderança, contribuindo para que alcancem um desempenho além das expectativas.

Dessa forma, o líder transformacional é um líder que:

  • Tem uma atuação íntegra, ética, moral e orientada por valores;
  • Torna clara a visão de sucesso, definindo e alinhando expectativas, objetivos e prioridades;
  • Promove o desenvolvimento dos colaboradores, dando a eles autonomia e autoconfiança;
  • Cria um ambiente de trabalho leve e aberto, estimulando a cooperação e a autenticidade;
  • É altamente empático e preocupa-se com o bem-estar emocional dos colaboradores;
  • Orienta os colaboradores em busca de um objetivo comum, fazendo com que deixem em segundo plano seus interesses individuais;
  • Estimula seus liderados a explorarem todo o seu potencial e atingirem altos padrões de desempenho.

 

Atributos da liderança transformacional

A liderança transformacional tem como principais atributos os que seguem abaixo:

  • Identificar problemas e mudanças necessárias para solucionar os problemas de desempenho e otimizar os processos de trabalho;
  • Criar uma visão para a mudança;
  • Inspirar os colaboradores e permitir que eles cresçam na empresa;
  • Destacar as prioridades mais importantes em uma determinada situação;
  • Executar a mudança com um grupo de pessoas comprometidas;
  • Liderar a mudança organizacional;
  • Cultivar um senso comum de propósito;
  • Criar culturas construídas em torno da aprendizagem e do desenvolvimento;
  • Estimular o crescimento dos negócios.

O foco da liderança transformacional está, entre outras coisas, no autodesenvolvimento que, por sua vez, ajuda a melhorar o desempenho e os resultados das organizações orientadas para o crescimento.

 

Liderança transformacional e liderança transacional

Liderança transformacional e liderança transacional são, praticamente, dois opostos.

Isso porque, enquanto os líderes transformacionais conquistam resultados influenciando os valores e as atitudes dos colaboradores, os líderes transacionais fazem isso por meio de recompensas e punições.

De forma breve, podemos dizer que o principal objetivo da liderança transacional é manter o bom desempenho dos processos e da produção, garantindo a eles consistência e previsibilidade.

Como o foco é a eficiência, os erros não são tolerados, até porque podem acabar custando caro. Todo esse cenário, portanto, não é favorável à inovação ou à criação de uma visão de futuro, que é justamente o foco da liderança transformacional.

Dessa forma, podemos concluir que, enquanto a liderança transformacional é mais efetiva em ambientes ágeis e orientados à inovação, a liderança transacional é ideal para contextos que exigem rotina e redução de prejuízos e ineficiências.

Assim, é importante ressaltar que a liderança transformacional não exclui a liderança transacional.

Ambos os estilos podem fazer parte da gestão de uma mesma empresa, a fim de se manter um equilíbrio entre a qualidade e os resultados de hoje, somados ao progresso e a inovação que contribuirão para o sucesso no futuro.

 

Vantagens da liderança transformacional

As principais vantagens deste tipo de liderança podem ser conferidas a seguir:

 

Fomenta a criatividade e a inovação

A liderança transformacional tem a vantagem de produzir ideias mais criativas e soluções inovadoras por meio da colaboração. Os líderes transformacionais colaboram com seus liderados para tomar decisões e encontrar soluções por meio da geração, avaliação e síntese de diferentes percepções e ideias.

 

Constrói e mantém a motivação e a satisfação

Os líderes transformacionais são eficazes em identificar o que motiva cada liderado e, então, criar estratégias para manter essa motivação viva. Além disso, esse estilo de liderança ajuda a aumentar a satisfação dos colaboradores com o trabalho, contribuindo, inclusive, para a melhoria de sua saúde mental. Uma força de trabalho motivada e satisfeita aumenta os resultados organizacionais.

 

Facilita a mudança organizacional

Outra vantagem da liderança transformacional é que ela é uma poderosa ferramenta para a facilitação da mudança dentro das organizações.

Isso porque os líderes transformacionais têm a capacidade de ajudar a organização a criar objetivos estratégicos para o sucesso no futuro, e conseguem formar uma visão clara sobre tais objetivos.

Com o compartilhamento dessa visão, os líderes têm uma probabilidade muito maior de receber a aceitação, o apoio e o engajamento dos colaboradores em relação à mudança, pois eles passam a entender o sentido e a conhecer os impactos positivos que ela trará.

 

Aumenta o sentimento de autorrealização e o desempenho dos colaboradores

Com base na motivação, na visão de futuro e nos objetivos traçados, a liderança transformacional consegue desenvolver os colaboradores para que atinjam – ou mesmo superem – os resultados estipulados.

Esse desenvolvimento, juntamente com o propósito compartilhado, com a segurança psicológica e com o fortalecimento do senso de pertencimento, aumenta a sensação de autorrealização por parte dos colaboradores.

Tudo isso, á claro, contribui para que os profissionais tenham um alto desempenho e impactem positivamente toda a organização.

 

Leve a liderança transformacional para a sua empresa

Agora que você já sabe o que é, quais são os pilares e as competências necessárias, bem como as vantagens da liderança transformacional, esperamos que você leve esse conceito para a sua empresa e ajude a aumentar a adaptabilidade, a fomentar uma cultura de inovação, facilitar as mudanças, estimular o desenvolvimento e a autorrealização dos colaboradores e a atingir resultados cada vez mais extraordinários!

Conte conosco nesta jornada, para estruturar e otimizar sua gestão de pessoal e integrar toda a sua gestão empresarial. Assim, você dará aos gestores condições e ferramentas para se tornarem verdadeiramente transformacionais!

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796