Com mudanças cada vez mais intensas, profundas e constantes sacudindo o mercado praticamente todos dos dias, as organizações perceberam que não poderiam continuar operando da mesma forma de sempre, ou ainda, que não poderiam “engessar” seus processos e soluções, mesmo sendo relativamente novos.

Ou seja, ficou evidente a necessidade de flexibilidade, de adaptabilidade, de abertura ao novo e de disposição para aprender novas habilidades, assumir novos desafios e testar novas estratégias.

Por mais que a intenção seja boa, ela só acontece se for abraçada pelos colaboradores e pela cultura organizacional.

E é exatamente aí que entra em cena o setor que é basicamente o coração da empresa: o RH estratégico! Para o RH conseguir orientar os colaboradores em meio a todas essas mudanças e para conquistar os resultados esperados, ele precisa, além de ser estratégico, desenvolver o minsdet ágil e digital. Mas afinal, o que é isso?

 

O que é mindset ágil?

O mindset ágil de recursos humanos é uma forma diferente de encarar os assuntos e desafios do cotidiano de RH, buscando mais dinamismo e praticidade nas ações necessárias.

E como fazer isso? Por meio das novas tecnologias disponíveis e, principalmente, por meio de um novo jeito de pensar, de uma nova mentalidade, um novo mindset.

Os principais objetivos desse novo mindset, conforme mencionado, estão relacionados ao dinamismo. Esse dinamismo, caracterizado por simplificação, otimização e aprendizagem contínua, pode levar as empresas a um novo patamar, a um nível avançado de qualidade quando o assunto é a experiência.

Isso porque, nesse novo modelo, são as pessoas – clientes e colaboradores – que ocupam o centro de todas as estratégias e esforços.

Além disso, o mindset ágil e digital busca substituir o modo de atuação tradicional do RH por um modo de atuação mais estratégico, desenvolvendo e potencializando os talentos.

Tudo isso transforma os objetivos compartilhados entre RH e colaborador, pois há uma mudança de foco, que passa a priorizar os seguintes elementos:

  • Engajamento;
  • Experiência;
  • Motivação;
  • Propósito;
  • Satisfação;
  • Transformação.

Quais os benefícios de se adequar ao mindset ágil de RH?

E quais são os benefícios de implementar o mindset ágil e digital de recursos humanos? Obviamente, o tempo já nos mostrou que empresas que se adaptam ao novo, à tecnologia e a tudo que ela tem a oferecer – é claro, de forma organizada – acabam se mantendo relevantes e se destacando no mercado.

Talvez esses sejam os principais benefícios: ter destaque e se manter relevante. Isso porque, quando a empresa coloca as pessoas no centro das suas estratégias, ela se torna capaz de acompanhar, ou quem sabe até antecipar, as necessidades, os anseios e as expectativas dos seus clientes.

Assim, todas as suas soluções devem ser voltadas para atender e gerar valor a esse cliente, o que faz com que a empresa se mantenha relevante para ele e conquiste posição de destaque no mercado.

No que diz respeito ao RH propriamente dito, sabemos que, quando a empresa preza pela experiência, pelo bem-estar e pelo desenvolvimento do colaborador, ela atrai e retém talentos, conquista o engajamento dos mesmos e trabalha para o seu desenvolvimento contínuo.

Assim, a organização vai construindo uma imagem cada vez mais positiva para seus colaboradores, seus consumidores e para o mercado em geral.

Mas não é só isso! Ao adotar o mindset ágil e digital a empresa também passa a ter a flexibilidade, a cultura e as ferramentas necessárias para lidar com as mudanças, para reinventar, ressignificar, inovar, encontrar diferentes soluções e conquistar novas oportunidades!

 

Os impactos do mindset ágil e digital no RH

O mindset ágil e digital reduz a burocracia do RH, torna os processos mais enxutos, otimiza a gestão e atua de forma estratégica com a alta liderança, buscando integrar os negócios e as pessoas, por meio do alinhamento de objetivos e expectativas.

Nesse sentido, algumas áreas são fortemente impactadas. É o caso, por exemplo, das que seguem abaixo:

 

Atração, recrutamento e seleção de novos talentos

Conforme comentamos anteriormente, uma empresa que constrói uma imagem positiva perante seus colaboradores, consumidores e mercado de forma geral, acaba atraindo a atenção dos melhores talentos, que buscam trabalhar em uma organização que valorize os seus profissionais e que preze pelo bem-estar e desenvolvimento dos mesmos.

Com o mindset ágil e digital, a empresa também tem a oportunidade de atrair e se conectar aos novos talentos que podem vir a compor a equipe por meio das redes sociais, afinal, é lá que eles estão!

Além disso, existem outros benefícios do mindset digital relacionados à atração, recrutamento e seleção de talentos, como alta aderência dos candidatos, redução de custos e otimização do tempo.

 

Conexão entre processos

Um dos principais impactos que o mindset ágil e digital traz para o RH é a conexão entre processos.

Esse é o resultado da nova mentalidade do RH somada a sistemas desenvolvidos exclusivamente para o setor, que permitem integração e otimização de processos, automatização de rotinas complexas e burocráticas, redução da papelada, além do armazenamento em nuvem, por exemplo.

Além disso, redes sociais internas e gestão da jornada de trabalho à distância permitem que os modelos de trabalho presencial, híbrido e home office coexistam tranquilamente.

 

Liderança distribuída

Outro impacto que o mindset ágil e digital traz é a liderança distribuída, que consiste na redução da hierarquia e do autoritarismo dentro da organização, e no consequente aumento da autonomia concedida aos colaboradores.

Assim, a inovação ganha mais espaço, opiniões diferentes e conflitantes são ouvidas, buscando-se um resultado final mais satisfatório.

Isso não significa que não exista organização, e sim que a organização deixa de ser responsabilidade de apenas uma pessoa (o líder), e passa a ser responsabilidade compartilhada de todos os membros da equipe, que conduzem o trabalho com transparência e cooperação, além de direcionarem seus esforços em busca de oportunidades de melhorias e de formas de agregar ainda mais valor à vida dos clientes atuais e potenciais.

 

Como implementar o mindset ágil e digital no seu RH?

O mindset ágil e digital de Recursos Humanos veio para ficar. Quanto mais rápido as empresas fizerem essa transformação, melhores serão os seus resultados.

Apesar do conceito estar muito mais relacionado à mentalidade do que às ferramentas tecnológicas, vale ressaltar que é praticamente impossível desenvolver o mindset ágil e digital nos profissionais de RH, se eles ainda precisarem dar conta de processos tão complexos quanto os do setor sozinhos, contando com a ajuda de planilhas feitas à mão…

Se este texto fez você perceber o quanto é importante para uma organização poder contar com o mindset ágil e digital do RH, dê o primeiro passo para fazer isso acontecer: saiba mais sobre o HCM, um software especialmente elaborado para o RH, utilizado por organizações que buscam agilidade, inovação e competitividade!

Com o HCM, a sua empresa vai:

  • Transformar a experiência dos colaboradores;
  • Promover a autonomia e a autogestão;
  • Integrar todas as informações de RH em um sistema único;
  • Simplificar os processos do dia a dia;
  • Ter mais facilidade para analisar dados;
  • Criar melhores estratégias de desenvolvimento de pessoas;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Descentralizar e/ou automatizar processos e rotinas de RH;
  • Aumentar produtividade e reduzir custos;
  • Ter garantia de segurança para armazenamento e gestão de dados;
  • Deixar os gestores atualizados em relação aos principais indicadores de sua equipe;
  • Estar em conformidade com a legislação vigente;
  • Estar 100% aderente ao e-Social;
  • E muito mais!!

 

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu RH a adotar um mindset ágil e digital!

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796