Existe uma máxima que diz que apenas duas coisas são certas na vida… e uma delas são os impostos!
Brincadeiras à parte, em um contexto empresarial, o pagamento de tributos, envio de informações e atendimento de todas as exigências legais impostas pelo Fisco podem causar muita dor de cabeça – e prejuízo – a gestores e empreendedores.
Na busca de estar em conformidade com tudo o que é exigido, um termo que merece atenção vem à tona: compliance fiscal!
Entenda mais sobre esse assunto tão importante continuando a leitura deste artigo!
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O que é compliance fiscal?
Compliance é um termo oriundo do inglês. O verbo “to comply” pode ser traduzido como “cumprir”, enquanto a palavra “compliance” pode ser entendida como “conformidade”.
Logo, podemos concluir que estar em compliance significa cumprir as normas, estar de acordo com o que foi estabelecido.
Compliance fiscal, por sua vez, significa estar em conformidade com o que é exigido pelo Fisco. Ou seja, estar em compliance fiscal equivale a estar em dia, estar em conformidade com todas as legislações e obrigações fiscais que dizem respeito à empresa, nas esferas municipal, estadual e federal.
Os desafios para alcançar o compliance fiscal
Atingir esse objetivo requer muita disciplina e um processo bem estruturado que vise identificar e corrigir qualquer inconformidade ou desvio.
Além disso, é preciso de muita atenção e atualização constante, visto que o Brasil possui um calendário repleto de obrigações fiscais e pratica alterações constantes.
Estima-se que, em apenas um dia útil, cerca de 46 alterações fiscais são realizadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
A boa notícia é que, apesar da legislação continuar burocrática, a tecnologia evoluiu muito, e hoje as empresas podem contar com sistemas que acompanham as alterações e automatizam rotinas, garantindo o correto envio de informações e facilitando o pagamento de tributos.
Por que compliance fiscal é importante?
Estar em compliance fiscal é de extrema importância para as empresas, já que é também questão de saúde financeira e sobrevivência.
Isso porque a falta desse atributo pode resultar em multas, penalidades, processos judiciais e, até mesmo, impedimento de exercer suas atividades.
Além disso, manter a conformidade fiscal ajuda as empresas a:
- Monitorar todas as obrigações a serem cumpridas e seus respectivos prazos;
- Organizar e otimizar o armazenamento de documentos;
- Controlar de forma mais eficiente as certidões negativas de débitos (CDNs);
- Proteger a empresa no âmbito jurídico, favorecendo a saúde financeira;
- Construir e fortalecer uma imagem positiva perante colaboradores, fornecedores, consumidores, órgãos reguladores e sociedade em geral.
Compliance fiscal: como implementar
Para implementar o compliance fiscal na empresa é preciso estruturar uma política que leve em conta as particularidades do negócio e sua área de atuação, bem como das esferas municipal, estadual e federal às quais pertence.
Essa política deve conter as regras e práticas que servirão como direcionadoras da execução dos processos organizacionais.
Ou seja, tal política deve orientar os colaboradores no dia a dia das suas atividades.
Para isso, a política de compliance fiscal deve abranger:
- Um bom planejamento tributário;
- A devida atenção à organização e gestão dos documentos fiscais;
- Sensibilização e envolvimento de todos os colaboradores no processo;
- Uso da tecnologia a favor da empresa, apostando em soluções como o ERP.
Tenha segurança ao entregar suas obrigações legais
Usando a tecnologia a seu favor, apostando em soluções como o ERP, as obrigações fiscais são entregues antes dos prazos estabelecidos pelo Fisco, assegurando informações íntegras e coerentes com as demais informações da empresa.
Com o auxílio do ERP, é possível:
- Realizar o fechamento contábil e fiscal de forma rápida e segura, com informações confiáveis e integradas;
- Apurar os impostos e contribuições de forma ágil e precisa;
- Controlar bens patrimoniais de forma integrada com a contabilidade e fazer a recuperação de todos os impostos;
- Automatizar totalmente a geração da ECD e ECF (e-Lalur) a partir de uma única base, sem a necessidade de interface com software externo;
- Fazer a gestão de arquivos fiscais adequando-se a todas as exigências do SPED;
- Integrar a solução de compliance a outras soluções.
Entenda melhor como o ERP pode te ajudar a alcançar compliance fiscal
Saiba como o nosso ERP pode deixar seus processos fiscais mais fáceis, completos e seguros:
- SPED ECD: Geração da ECD com muito mais rapidez e agilidade, com o balanço patrimonial e DRE totalmente configuráveis, garantindo a integridade fiscal da empresa. Diminua o uso de papel e o retrabalho na geração do arquivo para a SPED – ECD, gerando o arquivo de escrituração de forma completa.
- SPED ECF: Tenha as validações prévias, evitando erros e não conformidades no momento da transmissão para o ambiente SPED. Uma solução que permite gestão em base única do IRPJ/CSLL e LALUR/LACS, integrada com os webservices do governo. Garanta a geração completa do arquivo da escrituração geral e resumida, sem falhas e com informações precisas.
- SPED CONTRIBUIÇÕES: Atendemos de forma ampla o cenário tributário, controlando e parametrizando todas as formas de créditos e retenções do PIS e Cofins. Consolidação e apuração do PIS e Cofins de forma integrada com o SPED Contribuições.
- SPED FISCAL: Experiência na entrega dos arquivos do SPED Fiscal para clientes dos mais diversos segmentos com a solução que atende todas as obrigações acessórias nas esferas federal, estadual e municipal. Apuração do ICMS nos diversos cenários fiscais das legislações estaduais totalmente integrados ao SPED Fiscal. Dados entregues mensalmente, com uma solução que traz rapidez, eficiência e segurança.
- BLOCO K: Pensando no BLOCO K, a solução apresenta as informações do seu processo produtivo em uma estrutura única e totalmente integrada com o SPED Fiscal. Seus arquivos gerados com segurança e informações consistidas com todas as outras obrigações fiscais da empresa.
- EFD-REINF: Tenha de forma centralizada e simplificada todas as informações e as retenções fiscais que devem ser apresentadas na EFD-Reinf. Sua empresa preparada para atender as obrigações do SPED, completando as informações do eSocial. Conhecimento e experiência para que suas informações sejam entregues de maneira segura e no prazo correto.
- CAT 83: Gere as informações da Portaria SP CAT 83/09 e garanta a restituição dos seus valores de ICMS em total compliance com o Fisco. Com a solução da CAT/83 da Senior, você terá rastreabilidade de todas as informações desde a compra dos insumos até a venda do produto.
- SISCOSERV: Registro e entrega das informações da prestação e aquisição de serviços no exterior de forma independente ou integrada à solução de Gestão Empresarial (ERP). A gestão do Siscoserv feita através da solução de Compliance Fiscal proporciona uma redução no tempo gasto com essa obrigação acessória, assegurando a rastreabilidade de todo o processo e prevenindo riscos de descumprimento da legislação.
- AUDITOR FISCAL: Solução que traz conformidade e consistência para as informações fiscais apresentadas ao fisco além de otimizar os processos fiscais com auditoria e cruzamento dos arquivos SPED com as diversas obrigações acessórias. Permite validar os arquivos XMLs das NFS-e durante seu recebimento, garantindo que o documento fiscal emitido pelo fornecedor esteja com as regras fiscais aplicadas corretamente.
Com tudo isso, sua empresa fica em compliance fiscal com mais tranquilidade e menos custos!
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Com mais de 29 anos de experiência e diante de tantas mudanças, a Forbiz Business Software possui um suporte especializado formado por uma equipe altamente capacitada para auxiliar sua empresa em todas as dúvidas que possam surgir sobre compliance fiscal.
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Telefone: (41) 4042-1026
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muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos obrigadaaaa
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