Gestão do ponto em alguns cliques!

A gestão do ponto é uma rotina importantíssima que assegura à empresa e ao colaborador o controle em relação ao cumprimento da jornada de trabalho.

A gestão do ponto está intimamente relacionada com a folha de pagamento, visto que são levados em consideração vários fatores, como horas extras, faltas, atrasos…

Ou seja, uma gestão de ponto confusa ou mal estruturada pode resultar em atrasos ou equívocos na folha de pagamento, o que, por sua vez, pode causar problemas com a justiça, transtornos e despesas inesperadas.

Situações dessa natureza são extremamente comuns aqui no Brasil. De acordo com dados do Supremo Tribunal Federal, o país é responsável por 98% dos processos trabalhistas de todo o planeta.

Dentre os principais pontos reclamados nos processos, estão itens como: ausências de pagamento de horas extras, de horário de intervalo para descanso entre jornadas, excesso de jornada de trabalho, preenchimento de cartão de ponto padronizado e pagamento “extraoficial” de horas extras.

Para evitar que tudo isso aconteça, é preciso que a gestão do ponto seja feita da melhor maneira possível, com o máximo de exatidão.

Mas, como o RH pode dar conta de tudo isso, ainda mais precisando se tornar ou se fortalecer como uma área estratégica dentro da organização?

Descubra continuando a leitura!

RH estratégico

Que a rotina do profissional de RH mudou não é novidade para ninguém!

Horas fechando folha de pagamento, dias realizando o controle do ponto e tantas outras rotinas são realidades do passado, pois hoje todos esses processos já podem ser automatizados para que essa área atue cada vez mais como um RH estratégico!

Aumento da produtividade, gestão de clima organizacional, gestão de crise e diminuição de riscos passivos trabalhistas estão nas mãos dos profissionais que entenderam de fato o propósito dessa profissão, principalmente nas grandes corporações.

 

Pequenas ações para deixar o seu RH mais estratégico

Alguns processos dentro de uma empresa, mesmo que muito pequena, precisam existir, como o controle da jornada de trabalho do colaborador.

Mas afinal, como tornar o meu RH estratégico com tantas questões operacionais para serem realizadas ou controladas?

Para se aprofundar nesse assunto, descubra como melhorar os processos do RH e reduzir custos e confira 10 dicas para aumentar a produtividade do seu RH!

Por ora, é importante entender que descentralização, automatização e otimização de processos são palavras-chave.

Saiba o porquê!

 

Processos bem definidos e automatização são o primeiro passo

Uma estratégia bem definida requer tempo, levantamentos, dados, números e cabeças pensantes para que problemas possam ser solucionados de forma rápida.

O fato é que se você precisa gastar horas, ou até mesmo semanas, para fechar o ponto dos seus colaboradores, por exemplo, jamais terá essa possibilidade de forma efetiva.

Com isso, surgem tecnologias que espantam os mais conservadores ou até mesmo aqueles avessos às mudanças. É muito importante entender que alguns processos não precisam mais ser realizados de forma manual.

 

Vantagens da automatização e descentralização da gestão do ponto

Veja como a automatização da gestão do ponto trabalha como uma grande aliada ao RH estratégico, com base na pesquisa que realizamos recentemente.

Ao perguntarmos para 65 profissionais da área de RH: “Quanto tempo seu departamento leva para fazer o fechamento do ponto de todos os colaboradores da empresa?”, obtivemos o seguinte resultado:

  • 49,2% responderam que levam em média 8 horas;
  • 23,1% dos entrevistados demoram 16 horas;
  • 27,7% levam em média mais de 16 horas.

E por que não nos impressionamos com esses dados?

Porque essa é a realidade de diversas empresas no Brasil que infelizmente se limitam ou de fato não sabem que já existem tecnologias que reduzem o tempo deste processo em minutos.

Vale ressaltar que essa rotina, quando não automatizada, é realizada de forma manual, por meio das famosas planilhas e o acúmulo de centenas de documentos.

Nem precisamos comentar aqui sobre os riscos que uma empresa corre ao realizar a gestão do ponto dessa maneira.

A automatização dessa rotina mensal pode proporcionar uma redução de aproximadamente 40% das solicitações no período de fechamento do ponto e de cerca de 35% das solicitações de ajustes no pós-fechamento.

Assim, consegue-se aumentar em até 60% a produtividade no controle da jornada de trabalho, reduzindo de forma significativa o custo desse processo nas empresas.

A descentralização das atividades da área de Recursos Humanos é uma tendência que a cada dia ganha mais força. Esse movimento, que transfere algumas funções do RH aos líderes imediatos e até aos colaboradores, contribui para que os profissionais de gestão de pessoas ganhem tempo para planejar e desenvolver ações estratégicas, objetivando vantagem competitiva e eficiência organizacional.

Gerencie a jornada de trabalho com segurança e reduza custos

Gestão do ponto em alguns cliques! 2

A solução de Gestão do Ponto descentraliza os acertos do ponto e proporciona produtividade no controle da jornada, promovendo uma verdadeira experiência no processo de ponto.

Como isso acontece?

Com autonomia e de forma simplificada, o próprio colaborador gerencia as horas trabalhadas, tudo de acordo com a legislação, contribuindo para a redução de passivos trabalhistas.

A ferramenta oferece um dashboard em que o líder pode facilmente verificar vários indicadores, como número de horas extras, faltas, afastamentos, projeção de banco de horas, índice de descumprimento de interjornada, intervalo de almoço etc.

Gestão do Ponto HCM Senior Sistemas

O HCM é um dos principais softwares para RH utilizado por organizações que buscam agilidade, inovação e competitividade (você pode entender mais sobre ele no texto o que é HCM e a sua importância para a gestão de pessoas).

Assista ao vídeo abaixo e conheça a solução de Gestão do Ponto, que promove autonomia para o colaborador e simplifica o gerenciamento das horas trabalhadas, tudo de acordo com a legislação, contribuindo para a redução de passivos trabalhistas.

Como você pôde perceber, com a Gestão do Ponto, o gestor de cada área consegue gerir as horas trabalhadas do seu time, descentralizando (e facilitando) o trabalho do RH.

Este setor, por sua vez, pode ficar responsável por fazer a integração com o Controle do Ponto e fechamento da folha de pagamento.

O Controle do Ponto mencionado acima é uma solução integrada à Gestão do Ponto, que garante o atendimento de todos os requisitos da Portaria 1510, o que permite a transparência necessária para demonstrar alterações realizadas no sistema.

Para saber mais sobre o Controle de Ponto e também para descobrir como fazer o controle da jornada no Home Office, recomendamos que leia este artigo.

Outras vantagens da solução Gestão do Ponto:

  • Acesse a solução a partir de dispositivos móveis;
  • Ganhe 60% de produtividade no acerto do ponto;
  • Reduza em até 35% as solicitações de ajuste após o fechamento das horas;
  • Gerencie a jornada de trabalho de forma simples e precisa;
  • Monitore horas em tempo real;
  • Utilize um chat integrado para facilitar a comunicação entre gestor e colaborador;
  • Esteja em compliance com as Portarias 1.510 e 373 do TEM;
  • Automatize as penalidades e faça uma gestão efetiva do passivo trabalhista;
  • Elimine custos com assinatura digital do espelho do ponto;
  • Integre a solução com diversas marcas de REP’s;
  • Garanta mais agilidade com o aplicativo de marcação de ponto. O colaborador pode bater o ponto de qualquer lugar, mesmo off-line.

 

Se você deseja levar essas vantagens para a sua empresa e gerenciar a jornada de trabalho com segurança, reduzindo o tempo gasto com o fechamento do ponto, converse agora mesmo com os nossos especialistas!

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