Software para RH | Vantagens do uso do HCM

O HCM é um dos principais softwares para RH utilizado por organizações que buscam agilidade, inovação e competitividade. Tais empresas sabem que só serão capazes de conseguir tudo isso se investirem no que têm de mais precioso: seus colaboradores.

HCM é a sigla em inglês para Human Capital Management, cuja tradução livre para o português é Gestão do Capital Humano.

Por isso, antes de falarmos especificamente sobre esse software para RH, sobre o porquê as empresas deveriam usá-lo e as principais vantagens que ele traz, vamos explicar o que é capital e o que é capital humano.

 

Capital

Capital é o que permite que indivíduos e organizações entreguem resultados de alta qualidade, atuando como catalisador para aumentar a produtividade nas organizações, conforme explica o Management Study Guide.

Para que as definições acima sejam atingíveis, ou seja, para que os resultados sejam entregues, para que tenham alta qualidade e para que a produtividade seja elevada, as organizações precisam investir no que é a base disso tudo: as pessoas.

 

Capital humano

As pessoas formam o capital humano das empresas. O capital humano, por sua vez, é o “estoque coletivo” dos conhecimentos, habilidades, qualidades e expertise dos colaboradores, conforme também explica o Management Study Guide.

Em outras palavras, podemos considerar que cada colaborador já chega na organização com uma bagagem de conhecimento e de experiência de vida.

Ao longo do tempo, somam-se a isso os aprendizados que ele vai adquirindo com a prática, com ações de treinamento e desenvolvimento e com vários outros fatores aos quais é exposto no dia a dia, dentro ou fora dos limites organizacionais.

Todos esses fatores contribuem tanto para aumentar a performance desse colaborador em específico quanto para encorpar o “estoque coletivo”.

O “estoque coletivo”, ou seja, o capital humano, costuma exercer um papel fundamental no desempenho das organizações e, não raro, torna-se a principal vantagem competitiva das mesmas.

 

A gestão do capital humano

Devido a toda sua importância, o capital humano não poderia ser deixado ao acaso, não é mesmo?

Há muito tempo, as organizações perceberam a importância de desenvolvê-lo e geri-lo, e estão sempre em busca das melhores soluções.

O advento da tecnologia, ocorrido especialmente nos últimos anos, vem exercendo forte influência na eficiência da gestão do capital humano.

As organizações passaram a utilizar o suporte tecnológico para implementar e aperfeiçoar estratégias de contratação, retenção e desenvolvimento de profissionais de alto desempenho, aumentando, assim, a competitividade e os resultados organizacionais.

Entre as soluções apoiadas pela tecnologia, uma das que mais merece destaque é o HCM (Human Capital Management), um software criado especificamente para a gestão do capital humano.

Nós já falamos um pouco sobre o HCM, suas principais funcionalidades e benefícios no texto A gestão de pessoas é a base e a causa do sucesso! Confira!

 

Por que usar o HCM para fazer a gestão do capital humano?

Normalmente, as questões ligadas aos colaboradores e à experiência que eles têm em trabalhar para a empresa são fruto do trabalho do setor de Recursos Humanos.

Um dos principais objetivos em fazer uso do HCM para gerir o capital humano é acelerar a transformação digital, principalmente dentro do RH.

Gestores e colaboradores dessa área ainda têm muito do seu tempo sendo consumido por tarefas operacionais que poderiam ser automatizadas e otimizadas com a implantação do HCM, como contratações, férias, licenças, demissões e, principalmente, a folha de pagamento.

Com a automatização desses processos, os profissionais de RH têm mais disponibilidade e energia para pensar em questões estratégicas e fundamentais para a empresa, como a experiência do colaborador.

 

Quer fazer uma boa gestão? Seja estratégico ao cuidar dos colaboradores…

Bons candidatos ou profissionais de alto desempenho levam muito em consideração a experiência que a empresa oferece durante a sua jornada. Portanto, se a sua empresa quer preservar esses profissionais, precisa cuidar deles! Você pode saber mais sobre Gestão de Talentos.

 

Para auxiliar nessas questões mais estratégicas, o HCM ainda permite a análise integral de dados e indicadores sobre os talentos, possibilitando que os gestores diretos, direcionados por estratégias mapeadas pelo RH, interfiram para a eliminação de aspectos prejudiciais e contribuam para o aumento de performance, fazendo também projeções de crescimento dentro da organização.

Todas essas informações, reunidas em um só sistema, tornam as tomadas de decisão muito mais ágeis e assertivas, favorecendo, mais uma vez, a competitividade da empresa.

 

As principais vantagens do HCM para a gestão do capital humano

Além de descentralizar a gestão de pessoas, desafogar o RH, abastecer os gestores com indicadores em tempo real sobre a sua equipe e estimular a autogestão por parte dos colaboradores, o HCM também:

 

  • Eleva a produtividade dos profissionais

Como os gestores conseguem acompanhar de uma forma muito efetiva a performance dos seus colaboradores, por meio da mensuração de dados, a capacidade analítica da empresa é ampliada, possibilitando as melhores decisões para o aumento de produtividade de cada profissional. Afinal, como afirmava Peter Drucker, “o que pode ser medido, pode ser melhorado”.

 

  • Reduz custos

O HCM auxilia em todo o processo de contratação e seleção de colaboradores, elaborando testes, analisando perfil, enfim, cumprindo todas as etapas para encontrar as pessoas certas e reduzir as chances de erro. Com isso, o custo que a organização costuma ter com esse processo é drasticamente reduzido.

Além disso, devido a automação que o software é capaz de implementar nos mais variados processos do RH, os colaboradores têm mais tempo para focar em assuntos estratégicos, diminuindo o custo com tarefas operacionais.

Por fim, por ter um acompanhamento claro de desempenho, as ações de melhoria são mais claras e assertivas, assim como o investimento em desenvolvimento, reduzindo as despesas com ações “às cegas”.

 

  • É totalmente personalizado para cada empresa

Além de ser modular, ou seja, você só contrata os módulos que fazem sentido para sua empresa ou os que são mais urgentes no momento, o HCM também é customizado de acordo com a realidade da sua organização e do mercado no qual ela atua, abrangendo, é claro, as diretrizes e estratégias do seu RH.

O ideal é que você opte por um software brasileiro, garantindo compliance com a legislação e aderência ao eSocial.

 

Quer saber as vantagens que o HCM pode trazer para a sua empresa?

Entre em contato com os nossos especialistas!

Eles vão entender suas necessidades e saberão exatamente como o HCM pode ser customizado para revolucionar a gestão do capital humano da sua empresa!

Esperamos seu contato, será um prazer conversar com você!

E-mail: contato@forbiz.com.br

Telefone: (41) 4042-1026

WhatsApp: (41) 99111-3111