Gestores de RH precisam cuidar do que podemos considerar como a principal vantagem competitiva de uma organização: seus colaboradores.

Mais do que nunca, a gestão de talentos tem destaque especial dentro do mundo dos negócios, pois já é mais do que provado que “uma empresa se torna as pessoas que contrata, não o plano que faz”, de acordo com o empreendedor e programador Sam Altman.

Para gerir os talentos com efetividade e alinhar seus esforços aos resultados esperados, o RH deve se tornar estratégico.

Porém, muitos RHs ainda não conseguem ser estratégicos porque estão presos a políticas e processos que poderiam ser facilmente automatizados – e é aí que entram as ferramentas de RH.

Essas ferramentas permitem a otimização e a automatização dessas rotinas operacionais e deixam o RH livre para fazer o trabalho realmente importante: cuidar das pessoas.

 

Conteúdo da página

Por que você deve implementar um sistema de gestão de RH no seu negócio?

Antes de falarmos sobre as ferramentas propriamente ditas, vamos entender mais sobre a importância das ferramentas digitais, seja no trabalho de um gestor de RH ou no trabalho de qualquer outra pessoa.

Sabemos que o ser humano cria constantemente métodos que facilitam e agilizam a vida, pois assim ganhamos tempo e evitamos dores de cabeça desnecessárias.

Então, no mundo corporativo não seria diferente. Criamos e desenvolvemos ferramentas que visam otimizar processos e torná-los mais ágeis e eficazes, com a ajuda principalmente de algo que mudou o mundo: a tecnologia.

Assim, deixamos de lado trabalhos manuais e repetitivos, ou melhor, terceirizamos essas atividades maçantes para as “máquinas”, por meio de sistemas operacionais e plataformas virtuais.

Todo o tempo que seria necessário para a execução de tais trabalhos pode, dessa forma, ser melhor aproveitado com atividades mais estratégicas e significativas para a organização e os resultados estipulados.

A área de recursos humanos possui uma série de rotinas que cabem perfeitamente nesse exemplo!

São várias as atividades burocráticas, repetitivas e operacionais que são fundamentais, mas que se forem feitas manualmente vão esgotar o tempo e a disposição dos profissionais para trabalhos mais estratégicos e que efetivamente façam a diferença no dia a dia dos colaboradores e da empresa.

Levando tudo isso em consideração, podemos finalmente dar início a nossa lista de ferramentas para gestores de RH que, com certeza, vai facilitar de forma significativa a sua vida.

 

1. Ferramentas para recrutamento e seleção

Atrair e escolher as pessoas certas, bem como colocá-las nos lugares certos são tarefas importantíssimas do RH, já que são determinantes para a fluidez dos trabalhos e, consequentemente, para o alcance de resultados e para o sucesso organizacional.

É por isso que gestores de RH precisam contar com as ferramentas certas no momento de recrutar e selecionar. Afinal, uma nova contratação é uma decisão que causará muitos impactos no dia a dia da empesa, então não pode ser feita com base em “achismos” ou subjetividade.

Ferramentas dotadas de tecnologias, como People Analytics, Computação Cognitiva, Inteligência Artificial e Machine Learning são fundamentais para esse processo. Confira alguns exemplos:

 

  • Sistemas de Recrutamento e Seleção

Sistemas de gestão desenvolvidos especificamente para RH contam com o módulo de Recrutamento e Seleção, sendo que os mais recomendados pelo mercado contemplam, inclusive, todas as tecnologias citadas acima.

Contar com um sistema como esse ajuda a otimizar todo o processo de recrutamento e seleção, além de automatizar tarefas mais operacionais, repetitivas ou suscetíveis a erros.

Assim, os talentos são selecionados com base em métodos científicos de acordo com o perfil comportamental, fortalecendo a cultura organizacional e contribuindo para um ambiente saudável e resultados mais consistentes.

 

  • Chatbot

“Chat” em português faz referência ao “bate-papo” e “bot”, em português, significa “robô”, ou seja, como o próprio sugere, Chatbot é um tipo de programa em que é possível conversar ou tirar algumas dúvidas com um robô.

Entre as tarefas que o Chatbot faz, está a resposta automática de mensagens, algo bastante usado por empresas para enviar mensagens ou responder seus consumidores.

Mas, além dessa funcionalidade, o Chatbot também pode ser utilizado para manter os candidatos comprometidos e informados sobre o andamento de todo o processo de seleção.

Assim, é possível agendar e confirmar entrevistas, enviar mensagens prontas para responder eventuais dúvidas, entre outras utilidades.

O Chatbot é, portanto, uma forma de economizar tempo e proporcionar uma experiência mais agradável e inovadora para o candidato que está passando pelo processo seletivo.

 

  • Gamificação

Essa ferramenta contribui para a criação e estreitamento de laços com os talentos, aumentando a conexão e o comprometimento com o processo e com a empresa.

Além disso, ela ajuda a identificar de forma rápida e, principalmente, lúdica, candidatos com habilidades que podem ser fundamentais para determinados cargos, tornando a seleção mais ágil, efetiva e, até mesmo, divertida.

 

2. Ferramentas para armazenamento de dados em nuvens

Foi-se o tempo em que informações importantes para a empresa ficavam dentro da empresa!

Com a evolução tecnológica, surgiu o armazenamento em nuvem, permitindo que os arquivos fiquem armazenados fora da máquina da empresa, por meio da internet.

Além dos arquivos ficarem mais seguros, o armazenamento em nuvem também permite que as informações sejam acessadas de qualquer lugar, facilitando, por exemplo, o trabalho em home office e o alinhamento entre equipes que trabalham em diferentes filiais.

Entre os principais servidores de armazenamento em nuvem estão:

 

  • Google Drive

O Google Drive facilita muito o dia a dia de um profissional de RH porque, por meio dele, é possível ter acesso a uma grande fonte de armazenamento de dados em nuvem, incluindo, até mesmo, a sincronização de arquivos.

É fácil de usar e possibilita a edição de documentos, o compartilhamento dos mesmos com sugestões de alteração e conversas pelo chat.

 

  • OneDrive

O One Drive segue a mesma linha do Google Drive, mas sob o domínio da Microsoft, que não ficou para trás no quesito de inovação tecnológica.

Aqui é possível deixar seus arquivos públicos, sendo que qualquer usuário que pesquisar poderá visualizar, ou deixá-los com acesso restrito, disponíveis apenas para quem você desejar.

 

  • Dropbox

O Dropbox também oferece para o usuário um armazenamento em formato de nuvem, além de segurança de arquivos e documentos importantes.

Também é possível compartilhar de forma pública ou com acesso privado, conforme a sua necessidade.

 

Os três serviços são bastante semelhantes, então basta escolher qual interface você considera mais agradável ou qual é a plataforma mais usada no seu meio de trabalho.

De qualquer forma, esse processo vai melhorar significativamente a sua vida profissional.

 

3. Ferramentas de gestão de RH para organização e lembretes

“Sua mente foi feita para ter ideias, e não para guardá-las.” Essa frase de David Allen, criador do famoso método GTD (Getting Things Done) reflete bem a importância de contarmos com ferramentas que nos auxiliem a organizar nossos afazeres e a lembrar de prazos e compromissos.

Não tem por que sobrecarregar a mente com informações que podem ser facilmente armazenadas em um papel ou, melhor dizendo, em uma ferramenta.

Para deixar a mente livre para criar, pensar e ter novas ideias, você pode usar uma das ferramentas abaixo:

 

  • Trello

O Trello é bastante conhecido por ser uma plataforma muito eficiente para o gerenciamento de informações e lembretes. Ele é utilizado por profissionais de diversos setores, inclusive por gestores de RH.

Essa ferramenta permite a criação de projetos e a divisão por etapas, além de facilitar a organização com o auxílio de etiquetas e possibilitar que outras pessoas sejam convidadas para participar.

 

  • Asana

A Asana é uma plataforma prática e rápida de se usar.

Ela divide o seu projeto em etapas e atividades, que você pode gerenciar e modificar quando e como quiser.

São muitas possibilidades oferecidas pela plataforma, que conta com um sistema de gestão extremamente eficiente.

 

4. Ferramenta completa para RH

 

 

 

Ferramenta Completa para RH

Ferramenta Completa para RH

 

A evolução da tecnologia possibilitou o surgimento de uma ferramenta completa para RH. Trata-se de um sistema que integra todas as necessidades e áreas de atuação do setor, tornando o trabalho desses profissionais muito mais ágil e efetivo.

Essa ferramenta engloba toda a jornada do colaborador na organização, desde o recrutamento e seleção, como vimos anteriormente, até todo o processo de desenvolvimento, incluindo gestão de desempenho e o plano de carreira e sucessão.

Além disso, é possível automatizar a tarefa mais burocrática e complexa do RH, que é o processamento da folha de pagamento, bem como o controle da jornada de trabalho.

Com a automatização dessas rotinas, e ainda com o auxílio da ferramenta, os profissionais de RH podem desenvolver estratégias para melhorar continuamente o clima organizacional e a comunicação empresarial, criando um ambiente saudável, aberto a mudanças e orientado a resultados.

Podemos concluir, então, que uma ferramenta como essa é a maior aliada que o RH pode ter para se tornar verdadeiramente estratégico, alavancando a produtividade do setor e da organização como um todo.

Essa ferramenta tão completa é chamada de HCM (Human Capital Management). O HCM da Senior, nosso maior parceiro de negócios, é líder de mercado e recomendado por 8 em cada 10 profissionais de RH.

 

Transforme o seu RH com essa ferramenta!

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o quanto o HCM pode contribuir para a descentralização e evolução do seu RH!

https://forbiz.com.br/sistema-de-gestao-pessoal-hcm/

E-mail: contato@forbiz.com.br
Telefone: (41) 4042-1026
WhatsApp: (41) 98785-2796